Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 26 de julho de 2010

“Ataque ao Irã desencadeará uma longa guerra”

Um ataque israelense às instalações nucleares iranianas desencadeará uma “longa guerra”, que terá proporções regionais e implicações globais, é o que sugere vários analistas.

O Oxford Research Group, que promove soluções não violentas para os conflitos, disse que a ação militar deve ser descartada como uma resposta ao programa nuclear iraniano.

"Um ataque israelense ao Irã poderia ser o começo de um longo conflito", disse o professor de Estudos para a Paz da Universidade de Bradford, Paul Rogers, em um relatório.

O relatório alerta que qualquer ataque israelense ao Irã também levará a instabilidade e conseqüências imprevisíveis para a segurança da região e do resto do mundo.

Uma ação militar americana contra o Irã parecia improvável, mas a possibilidade de uma ofensiva israelense sobre o Irã tem aumentado, acrescentou o relatório.

“Aeronaves de ataque de longo alcance adquiridos dos Estados Unidos, combinado a melhora da frota de aviões-tanque, a implantação de drones de longo alcance e disponibilidade provável das instalações de apoio, no nordeste do Iraque e do Azerbaijão, tudo isso tem aumentado o potencial de Israel para uma ação contra o Irã”, disse ele.

Qualquer ataque israelense seria focado não apenas em destruir alvos nucleares e plataforma de mísseis, mas que também em atingir as fábricas e centros de pesquisa e laboratórios de universidades, mesmo a danos expertise do Irã, afirma o relatório.

Isso poderia causar morte de muitos civis, acrescentou.

A ação militar que incluem o bombardeio direto de alvos em Teerã e, provavelmente incluem tentativas de matar os tecnocratas que gerem os programas nuclear e de mísseis do Irã, diz o relatório.

“ As respostas iranianas seriam também a longo prazo, dando início a uma longa guerra bem como de implicações globais”, disse Rogers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário