Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Guerra Fria - 60 anos: uma breve história

A Guerra Fria deixou o planeta à beira do apocalipse nuclear. No centro do palco estava Berlim, a cidade alemã dividida que foi cenário do Airlift (ponte aérea) de 1948 e da queda do Muro em 1989. A "Spiegel Online" reuniu uma cronologia dos eventos-chave da Guerra Fria.

1945: Os Aliados acertam em Potsdam as condições fundamentais para a ocupação da Alemanha. Bombas nucleares americanas destroem Hiroshima e Nagasaki.

1947: A Doutrina Truman: Os Estados Unidos oferecem assistência a países ameaçados pelo comunismo -especialmente a Grécia e a Turquia. O secretário de Estado americano, George C. Marshall anuncia um imenso programa de ajuda para a reconstrução da Europa devastada pela Segunda Guerra Mundial, que se tornará conhecido como Plano Marshall.

1948: Os comunistas tomam o poder na Tchecoslováquia.

1948: O bloqueio soviético a Berlim Ocidental tem início em 24 de junho. Isolada do mundo exterior, provisões são entregues à cidade isolada pelos americanos por meio de uma ponte aérea. Esta é a primeira grande crise de Berlim durante a Guerra Fria. Em 12 de maio de 1949, Stalin suspende o bloqueio.

1949: Em 4 de abril, o Tratado da Otan é assinado em Washington.

1949: Em 23 de maio, é estabelecida a República Federal da Alemanha. Não muito depois, em 7 de outubro, a República Democrática Alemã comunista é fundada.

1949: Em 29 de agosto, os soviéticos detonam sua primeira bomba atômica.

1949: Após vencer a guerra civil do país, o Partido Comunista sob Mao Tse-tung estabelece a República Popular da China.

1050-1953: A Guerra da Coréia: após a Coréia do Norte atacar a Coréia do Sul, tropas da ONU lideradas pelos Estados Unidos invadem o país. A China e a União Soviética apóiam a Coréia do Norte. O cessar-fogo deixa os dois países com o status quo pré-guerra.

1952: O líder soviético Joseph Stalin oferece negociar a reunificação da Alemanha sob a condição de que uma Alemanha unida permaneça neutra. Com o apoio do Parlamento da Alemanha Ocidental, as potências aliadas ocidentais rejeitam a oferta.

1953: Em 17 de junho, um levante dos trabalhadores na Alemanha Oriental é esmagado por tanques russos.

1955: A República Federal da Alemanha se junta à Otan e forma o Bundeswehr, o primeiro exército alemão a existir após a queda de Hitler.

1956: Ocorre um levante húngaro, com início em 20 de outubro, mas ele é esmagado pelos russos.

1956: De 29 de outubro a 6 de novembro, ocorre a crise do Suez. Após as tentativas do Egito de nacionalizar o Canal de Suez, Israel, França e Reino Unido ocupam a zona do canal e bombardeiam os campos aéreos egípcios. O líder soviético Nikita Kruschev ameaça Londres e Paris com guerra nuclear.

1961: A construção do Muro de Berlim começa em 13 de agosto.

1962: A crise de Cuba: após os soviéticos posicionarem ogivas nucleares em Cuba, os Estados Unidos ameaçam uma guerra. O mundo fica à beira de uma guerra nuclear por dias.

1963: Os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Soviética concordam em suspender os testes submarinos e de superfície de armas nucleares.

1965: As primeiras forças de combate americanas chegam ao Vietnã do Sul. Mais de 2 milhões de pessoas morrerão durante a Guerra do Vietnã -a maioria civis. Os Estados Unidos retiram suas tropas em 1973. Dois anos depois, o norte comunista conquista o sul do país.

1968: Tropas do Pacto de Varsóvia, uma organização de Estados comunistas da Europa Central e Oriental, esmagam o levante da Primavera de Praga.

1969: Começam as negociações entre os Estados Unidos e a União Soviética para redução de armas nucleares estratégicas. As negociações terminam com vários tratados em 1979, mas a corrida armamentista prossegue sem pausa.

1970: Tem início a chamada Ostpolitik, uma política de reaproximação com o bloco oriental defendida pelo chanceler alemão Willy Brandt. Sua política de "mudança por meio da conciliação" dá seus primeiros frutos. Os alemães e russos acertam um tratado que renuncia o uso da força.

1979: A decisão "Double Track" da Otan é aprovada, permitindo aos Estados Unidos a instalação de 572 ogivas nucleares "Pershing II" na Europa Ocidental caso as negociações com os soviéticos para desmonte dos mísseis SS-20 de médio alcance fracassassem. A instalação começa em 1983.

1980: Após a invasão soviética ao Afeganistão em 1979, os Estados Unidos impõem sanções aos russos e boicotam os Jogos Olímpicos de Moscou.

1983: O presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, anuncia o desenvolvimento do sistema de defesa antimísseis "Guerra nas Estrelas" de alcance mundial em sua Iniciativa de Defesa Estratégica.

1985: O chefe do Kremlin, Mikhail Gorbatchov, começa a reorientar a política externa soviética.

1987: Gorbatchov e Reagan concordam em eliminar todos os mísseis de médio alcance baseados em terra.

1989: O Muro de Berlim cai em 9 de novembro.

1991: O Pacto de Varsóvia é dissolvido. Gorbatchov renuncia e a União Soviética desaparece do mapa. George El Khouri Andolfato

Nenhum comentário:

Postar um comentário