Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Chávez apoia direito da Síria de recuperar Colinas de Golã

O líder venezuelano demonstrou, durante uma coletiva de imprensa, sua esperança de que o presidente Assad o convide algum dia a Golã - área ocupada por Israel desde 1967.

O líder venezuelano (E) demonstrou, durante uma coletiva de imprensa, sua esperança de que o presidente Assad (D) o convide algum dia a Golã. Crédito: AFP

Chávez, que chegou no fim da noite de quarta-feira vindo do Irã, afirmou que a Venezuela mantém uma relação de aliança com a Síria baseada nos sentimentos de amizade entre os dois povos.

"Está nascendo o mundo multipolar", disse Chávez, ressaltando que "Damasco é um dos polos humanos, de amor e de batalha".

Ao seu lado, o presidente sírio denunciou "a nova ordem mundial fundada na força e na hegemonia no lugar da justiça e dos princípios".

Asad criticou mais uma vez o Estado hebraico por negar-se a estabelecer a paz com os árabes.

"Israel não deseja e não está disposto a chegar à paz. Israel realiza ações táticas com o fim de persuadir o mundo de que busca a paz e que são os árabes que a rejeitam", afirmou.

"Israel assassina os palestinos, e o processo de 'judaização' de Jerusalém é um ato racista", acrescentou o presidente sírio.

Este é o segundo encontro entre os dois presidentes desde junho, quando Asad fez uma visita a Caracas durante um giro pela América Latina.

Síria e Venezuela estão ligados por acordos nos âmbitos energético e alimentício, assinados em junho passado.

Segundo a imprensa síria, os dois países, hostis à "hegemonia americana", compartilham uma visão comum sobre os problemas internacionais e estão unidos por diversos interesses econômicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário