Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Franceses apresentam o 'submarino do século XXI'

A companhia francesa DCNS apresentou na Feira Euronaval-2010, em Le Bourget, um conceito que combina  as vantagens de um navio de superfície, com as de um submarino, e que a imprensa internacional já batizou de "Submarino do século XXI".
O futuro submarino diesel-elétrico SMX-25 estarão dotados de 16 mísseis de cruzeiro e 4 lançadores de torpedos. Poderão transportar grupos de desembarque naval de até 10 membros, sem contar a tripulação de 27 pessoas. O submarino poderá desenvolver uma velocidade de 38 nós na superfície e 10 nós debaixo d'água. Ele deslocara 4.850 toneladas submergido e 2.850 toneladas na superfície.

O SMX-25 medirá 109 metros de cumprimento e por sua forma recorda um huso. A torre de controle é mais ampliada e mais baixa do que nos submarinos contemporâneos. Dentro há um hangar para veículos aéreos não-tripulados que podem alçar vôo e pousar verticalmente (VTOL UAV).

Uma animação computadorizada mostra como um helicóptero não-tripulado Schiebel Camcopter sobe em um ascensor especial e alça vôo, logo em seguida mostra o pouso do mesmo depois de um complicada missão.

Radiy Shmakov, projetista chefe da oficina naval russa Malachite, disse, no entanto que já existe conceitos de submarinos mais rápidos. "Estamos desenvolvendo um que é capaz de avançar a uma velocidade de 44, 7 nós", disse em declarações ao jornal RBK Daily.

Nenhum comentário:

Postar um comentário