Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

UE propõe ao Irã 3 dias de reuniões sobre seu programa nuclear

A Alta Representante para as Relações Exteriores e a Política de Segurança da União Europeia (UE), Catherine Ashton, propôs hoje ao Irã realizar três dias de reuniões a partir do dia 15 de novembro para retomar o diálogo sobre o programa nuclear iraniano.

Ashton, que age em nome do grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha), escreveu de novo às autoridades iranianas reiterando seu objetivo de realizar uma sessão negociadora de três dias, em Viena ou seus arredores.

"A reunião poderia começar com um jantar no dia 15 de novembro, seguida de dois dias de consultas que permitam discussões substanciais", assinala Ashton na carta, à qual teve acesso a Agência Efe.

O eixo central das discussões seria o programa nuclear iraniano, embora sem excluir outras questões relacionadas, acrescenta o documento, segundo o qual o formato dos encontros incluiria representantes dos países do grupo 5+1.

Diante da proximidade das datas sugeridas, a carta reitera a proposta de retomar o diálogo e pede a Teerã "uma resposta rápida e positiva".

Ashton "acredita que o Irã vai responder formalmente à sua proposta nos próximos dias" a fim de que este reatamento do diálogo seja possível, segundo seu porta-voz.

A decisão de enviar esta carta partiu da proposta da representante ao Irã no último dia 14 de retomar o diálogo com o negociador iraniano, Saeed Jalili, em meados de novembro em Viena.

Embora Teerã tenha destacado à imprensa sua disposição a aceitar a proposta, ainda não houve "uma resposta formal", acrescentou.

Por isso, Ashton reafirmou na carta "seu compromisso" de retomar o diálogo nuclear com o Irã "o mais rápido possível", explicou o porta-voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário