Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Rússia conclui a fabricação da ogiva nuclear para os mísseis lançados de a partir submarinos Bulava

O diretor geral do Instituto de Termo-técnica  de Moscou, o acadêmicoYuri Solomonov, informou hoje que concluí o processo de fabricação da ogiva nuclear para os novos mísseis balísticos intercontinentais lançados a partir de submarinos Bulava. Os mísseis serão instalados na nova classe russa de submarinos estratégicos nucleares Borei.

“O processo de fabricação da cabeça nuclear foi concluído. Quando os mísseis forem instalados nos submarinos, a ogiva estará totalmente pronta para o combate”, disse Solomonov em uma entrevista à Revista Natsionalnaya Oborona (A Defesa Nacional).

Solomonov precisou que a vida útil das ogivas chegará até pelo menos 2050.

Ele também revelou que em 2011 que haverá ao menos 4 lançamentos com mísseis Bulava. A finalidade dos testes é chegar a confiabilidade programada para que assim o míssil seja colocado em linha de produção.

Possivelmente ainda esse ano poderá ocorrer um teste com o Bulava e se isso vier acontecer, o submarino nuclear Yuri Dolgoruky realizará pela primeira vez um teste de lançamento com um Bulava.

O acadêmico também relevou que poderá haver no futuro uma variante do Bulava que poderia ser lançado de terra.

O míssil balístico intercontinental R-30 3M30 Bulava-30 (RSM-56 em tratados internacionais e SS-NX-30 segundo a classificação OTAN) é um foguete de três estágios que é lançado de silos verticais de submarinos e usa propelente sólido (nas primeiras etapas) e líquido (na terceira fase).

Nenhum comentário:

Postar um comentário