Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dassault acelera projeto do UCAV nEUROn

Mock-up do nEUROn no Paris Air Show de 2005
Não há trégua na guerra para ser o fabricante europeu de aviões de ataque não-tripulados (UCAV). A Dassault, empresa aeroespacial francesa e fabricante do caça multi-função Rafale, conseguiu dar um passo muito importante na corrida para conseguir construir o primeiro UCAV inteiramente europeu.

A empresa francesa anunciou no dia 26 de janeiro, que a companhia aeroespacial sueca, SAAB, entregou oficialmente a fuselagem central e principal do nEUROn, um projeto franceses de avião de ataque não-tripulado. Além das empresas Dassault e SAAB, participam do programa empresa italiana Alenia Aeronautica, a espanhola EADS CASA, a grega EAB, a suíça RUAG. Outras duas empresas francesas também integram o programa: EADS France e a Thales.

Em comunicado, a Dassault (empresas que detém 50% do projeto)comemora a realização desse marco, após seis anos de aquisições e acordos de partilha de tecnologias e know-how necessários para a materialização projeto. Em comunicado, o grupo francês expressa sua intenção de realizar o primeiro vôo do nEUROn EM 2012, começando um importante ciclo de testes de vôo.

Contrato em jogo

Em 16 de janeiro passado, a revista The Sunday Times publicou que três companhias européias iram concorrer a contrato franco-britânico de cerca de 695 milhões de Euros, para desenhar e construir um avião de combate não-tripulado. Entre os concorrentes existe um grupo formado pela britânica BAE que conta com a participação da francesa Dassault, um segundo ator é uma equipe formada pela Cobham e a General Atomics e um terceiro grupo que corre por fora, é o grupo liderado pelo grupo EADS.  Caso seja assim, a equipe da BAE e Dassault terão vantagem de desenvolver os requisitos da aeronave franco-britânica. Entretanto, o grupo EADS defende de ‘UAV Avançado’ de nome Talarion. Analistas militares crêem que a EADS estaria longe de apresentar as tecnologias do Talarion. Já o nEUROn é um demonstrador de tecnologia de ponta.

A fuselagem entregue pela SAAB será translada de Linkoping (Suécia) para Istres (França), onde se encontra a parte traseira da fuselagem, entregue em meados de janeiro pela companhia grega Hellenic Aerospace Industry (HAI). Os elementos estruturais construídos por outro sócio do programa serão rapidamente enviados para Istres.

A Dassault considera que o sistema de controle eletrônico e o sistema de acoplagem de armas, desenvolvidos pela empresa suíça RUAG, chegará em fevereiro. Por outro lado, as asas do nEUROn, fabricados pela companhia espanhola EADS casa chegará à França no final de março, e a escotilha do trem de pouso, também em responsabilidade da SAAB estará pronta em abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário