Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Nova investida israelense visa pressionar a Rússia em não vender armas ao Irã e Síria


O embaixador israelense em Washington, Michael Oren, pediu à Rússia, hoje, via Congresso Russo-Judaico que o país cancele o fornecimento de armas ao Irã e a Síria, uma vez que são inimigos de Israel de longa data.

A questão tem sido um ponto de discórdia nas relações amigáveis da Rússia com Israel.

Falando para o Congresso Russo-Judaico durante sua turnê pelos EUA de dez dias, Oren disse que a Rússia deve apertar o controle sobre suas exportações de armas para o Oriente Médio.

Ele elogiou os sistemas de defesa de mísseis da Rússia, mas advertiu contra à veda para Síria e Irã, pois teme que as armas possam cair nas mãos dos inimigos de Israel.

Oren também pediu aos judeus russos reunirem esforços para convencerem Moscou em não ajudar no programa nuclear iraniano.

Tel Aviv e Washington também pediram várias vezes a Rússia em cancelar a venda dos sistemas S-300, que pode abater mísseis ou aeronaves hostis a uma distância de até 150km.

Israel também teme o que a Rússia também forneça mísseis de cruzeiro supersônicos P-800 Yakhont à Síria. Para Israel, esse míssil representa um perigo significativo para os navios de sua Marinha no Mediterrâneo e poderia perturbar o equilíbrio estratégico na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário