Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 7 de junho de 2011

EUA poderá colocar em teste no Afeganistão o sistema IC-APS

A Direção de Projetos de Investigação Avançada de Defesa (DARPA, por sua sigla em inglês) está disposta a testar este ano, no Afeganistão, o sistema de proteção ativa para veículos blindados “Iron Curtain” (IC-APS).

Segundo o site AVIATION WEEK, o sistema foi desenvolvido pela companhia Artis LLC, financiado pela DARPA, para proporcionar aos veículos de infantaria uma proteção adequada contra ataques de lança foguetes/granadas. Para tal finalidade, o sistema Iron Curtain será instalado em quatro veículos blindados HMMWV.

Anteriormente, o sistema foi submetido a vários testes. Em 2009, a DARPA decidiu incorporar o IC-APS ao sistema de localização de disparo Crosshair, sendo que a missão desse último é localizar os pontos de disparados de armas leves de infantaria.

De momento quase não transcendem detalhes acerca do IC-APS. Sabe-se que esse equipamento usa um radar de pulso Doppler CrossCue, capaz de localizar, identificar e rastrear a trajetória de projéteis que represente uma ameaça ao veículo. Ao aproxima-se um projétil do veículo há alguns centímetros, um sistema de disparo é acionado, o que faz uma munição ‘queimar’ a ogiva do projétil atacante.

No entanto, não se informa se o sistema é capaz de resistir ao fogo de vários mísseis de uma só vez, ou se é vulnerável a munições “tandem HEAT”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário