Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Coréia do Norte subornou militares paquistaneses para obter tecnologia nuclear, afirma pai da bomba nuclear paquistanesa

Segundo o criador da bomba nuclear paquistanesa, o cientista nuclear Abdul Qadeer Khan, a Coréia do Norte pagou milhões dólares em suborno a altos oficiais do Paquistão para obter acesso as tecnologias nucleares no final da década de 90. As informações são do jornal americano Washington Post.

O Dr. A. Q. Khan, afirmou ter transferido em pessoa mais de US$ 3 milhões a altos oficiais do Exército Paquistanês, para que esses o permitissem compartilhar tecnologias e equipamentos nucleares com os pesquisadores norte-coreanos. Ele tive ter em seu poder uma cópia de uma carta que recebeu em 1998 de um funcionário da Coréia do Norte o que desvenda, supostamente, com detalhes dessa negociação.

As autoridades paquistanesas consideram que o documento é falso, mas alguns especialistas e oficiais das agências de inteligência ocidentais, segundo o Washington Post, convidam a pensar que a carta é autêntica.

O Dr. A. Q. Khan permanece sob prisão domiciliar desde 2004, quando na ocasião confessou perante as câmeras de televisão haver colaborado com Irã, Líbia e Coréia do Norte em matéria de tecnologias nucleares. Há três anos atrás, o cientista afirmou que o Exército Paquistanês repassou à Coréia do Norte centrifugas para o enriquecimento de urânio em 2000, durante o mandato de Pervez Musharraf.

Um comentário: