Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Qassem Suleimani: o general iraniano que secretamente comanda o Iraque

Martin Chulov relata dados sobre o iraniano evasivo com tanta influência sobre moradores de Bagdá que estes acreditam que ele está controlando o país inteiro

Major-general Qassem Suleimani
Por Martin Chulov; Tradução Stentor

Há uma história que o novo diretor da CIA, David Petraeus, gosta de contar que remonta aos seus dias como um general de quatro estrelas no Iraque. No início de 2008, durante uma série de batalhas entre os EUA e o Exército Iraquiano de um lado e as milícias xiitas do outro, Petraeus recebeu um telefone com uma mensagem de texto do general iraniano que se tornara seu inimigo.

A mensagem veio do chefe da força de elite Al-Quds, Qassem Suleimani, e foi transmitida por um líder iraquiano. Dizia: "general Petraeus, você deve saber que eu, Qassem Suleimani, tenho o controle da política do Irã em relação ao Iraque, Líbano, Gaza, e Afeganistão. E, de fato, o embaixador em Bagdá é um membro da Força Quds. O indivíduo que está indo para substituí-lo é um membro da Força Quds".

Petraeus dificilmente precisava ser informado. Muito do trabalho dos militares dos EUA com os muçulmanos xiitas do Iraque tinham sido prejudicados por Suleimani e pelas milícias auxiliares da força do general iraniano da Al-Quds. Assim também foram prejudicados os esforços diplomáticos do governo dos EUA em outras partes do Oriente Médio, especialmente no Líbano.

Petraeus disse no ano passado a um grupo de pesquisas, o Instituto para o Estudo da Guerra, sobre o problema que Suleimani havia criado para ele: "Agora que a diplomacia fica mais difícil, se você pensar que você vai lidar segundo os meios tradicionais da diplomacia, ao lidar com um outro Ministério dos Negócios Estrangeiros, porque, neste caso, não é um ministério, é um aparato de segurança."

Enquanto se preparava para o trabalho do espião mais antigo dos EUA, Petraeus certamente teria se preparado para agir no escuro. A reputação de Suleimani como o articulador mais formidável na região não diminuiu nos últimos três anos. Por alguns meios, na verdade aumentou: a Síria agora também vem para a esfera de influência de Suleimani.

A força dos laços entre Suleimani e legisladores iraquianos foi revelada durante a semana de entrevistas com funcionários-chave, incluindo aqueles que o admiram e aqueles que temem o homem mais do que tudo.

Ex-ministro de segurança de estado do Iraque, Sharwan al-Waeli é alguém que conhece bem Suleimani. Uma conversa formal entre o Guardian e al-Waeli no ano passado assumiu um tom muito diferente, assim que o nome de Suleimani foi mencionado.

O legislador xiita foi um aliado conhecido do Irã, tanto que ele foi visto por secularistas e sunitas no parlamento como alguém preparado para fazer as licitações iranianas. Ele negou que o Irã desempenhou um papel abrangente no Iraque até que ele foi interrompido com uma pergunta que as autoridades iraquianas há muito preferiam ignorar: quando foi a última vez que Qassem Suleimani chegou à Zona Verde, o bairro governamental fortificado no centro de Bagdá?

A mão esquerda de Al-Waeli tremeu um pouco e o seu rosto se franziu. "Você quer dizer Sayed Qassem Suleimani", disse ele, dando a Suleimani um nome honorífico árabe reservado para os mais apreciados dos homens. Ele se recusou a explicar.

Em Bagdá, nenhum outro nome invoca o mesmo tipo de reação entre a base de energia da nação - desconforto, incerteza e medo.

"Ele é o homem mais poderoso no Iraque, sem dúvida," disse o ex-ministro da segurança nacional iraquiana, Mowaffak al-Rubaie, ao jornal al-Sharq al-Awsat em julho de 2010. "Nada é feito sem ele."

Até agora, porém, poucos iraquianos se atreveram a falar abertamente sobre o enigmático general iraniano, qual o papel que ele desempenha no Iraque e como ele molda agendas importantes como ninguém mais.

"Eles estão ocupados demais lidando com as conseqüências", disse uma autoridade sênior dos EUA. "Ele dita termos, então faz as coisas acontecerem e os iraquianos são deixados a gerir uma situação na qual eles não queriam adentrar".

A Jornada de Suleimani de supremacia no Iraque está enraizada na revolução islâmica de 1979, que derrubou o Xá do Irã e reformulou o Irã como um estado islâmico xiita fundamentalista. Ele cresceu de forma constante entre as fileiras das forças armadas iranianas até 2002, quando, meses antes da invasão do Iraque pelos EUA, foi nomeado para comandar a unidade de elite do exército iraniano - a força Al-Quds do Corpo da Guarda Revolucionária.

A força Al-Quds não tem igual no Irã. Sua tarefa principal é a de proteger a revolução. No entanto, seu mandato também tem sido interpretado como uma tarefa de exportar a revolução para outras partes do mundo islâmico.

Comunidades xiitas em toda a região têm-se revelado um terreno fértil para as mensagens revolucionárias e formaram parcerias profundas e permanentes com a força Al-Quds. Assim também há vários grupos sunitas de oposição a Israel - o primeiro entre eles é o Hamas em Gaza.

Mas o Iraque tem sido o cenário chave para Suleimani. Os últimos oito anos testemunharam uma guerra por procuração entre a força Quds de Suleimani e os militares dos EUA, efeitos dos quais estão ainda surgindo, tal como os EUA se prepara para uma partida completa do Iraque e os líderes iraquianos ponderam sobre a possibilidade de pedir-lhes para ficar.

Pátria Árabe


Em jogo está nada menos do que quem começa a moldar o destino da área central da Arábia. "Seu poder vem diretamente de (o líder clérigo aiatolá do país) Khamenei", disse um dos três vice-primeiros-ministros do Iraque, Salehal-Mutlaq, um sunita secular. "Ele ignora todos os outros, incluindo o Ahmadinejad.”

"Há um ditado no Islã que diz que você nunca deve ficar bravo com seu pai ou sua mãe. O xiita interpreta isso como significando de que Khamanei (via Suleimani) diz que tem que ser respeitado por todos os xiitas, dentro ou fora do Irã.

"Todas as pessoas importantes no Iraque vão vê-lo", disse Mutlaq. "As pessoas estão hipnotizados por ele - o vêem como um anjo."

Um segundo MP - um membro sênior do círculo íntimo do primeiro-ministro Nour Al-Maliki, que se reúne regularmente com Suleimani no Irã -disse que o general só viajou uma vez para o Iraque nos últimos oito anos. Ele o descreveu como alguém de "fala mansa e razoável, muito educado". "Ele é simples quando você fala com ele. Você não sabe quão poderoso ele é, sem saber sua origem. Seu poder é absoluto e ninguém pode contestar isso."

De cabelos grisalhos, leve e com um permanente sorriso sereno, Suleimani surge como o mais improvável dos senhores da guerra. Aqueles que o encontraram durante o tempo que ele viajou a Bagdá no auge do conflito sectário de 2006 dizem que ele andava a compondo situações sem a presença de seus guarda-costas. Os americanos não sabiam que ele havia estado na capital até que ele estava de volta ao Irã, e ficaram profundamente decepcionados ao saberem que o arquiinimigo tinha estado bem entre eles.

"Ele é realmente como Keyser Söze", disse uma autoridade sênior dos EUA esta semana - em referência ao lendário vilão da Suspeitos Habvituais, cuja crueldade e influência aterrorizava a todos. "Ninguém sabia quem ele era e esse cara é a mesma coisa. Ele está em toda parte, mas em nenhum lugar."

O idoso MP xiita acrescenta: "Ele conseguiu formar ligações com todos os grupos xiitas, em todos os níveis do ano passado, na reunião em Damasco que formou o atual governo iraquiano, que estava presente na reunião juntamente com líderes de Síria, Turquia, Irã e Hezbollah. "os forçou a todos para mudar suas mentes e ungir Maliki como líder para um segundo mandato."

Ao longo dos cinco anos que Maliki está no poder no Iraque, a todos os seus conselheiros chave foram concedidas vias abertas com o Irã por Suleimani. O presidente do Iraque, que é curdo - Jalal Talabani, também regularmente encontrou o general, algumas vezes ao longo da fronteira que separa os dois países.

O levante sírio acrescentou uma nova dimensão. A Força Al-Quds tem estado envolvida em suprimir a revolta da Síria, de acordo com várias fontes dentro e fora do país.

Os EUA têm um descarregado sanções pessoais sobre Suleimani e dois outros generais das forças de segurança iranianas, aos quais acusam de ajudar a orquestrar a repressão que se acredita ter matado mais de 1.600 civis.

Teerã tem investido fortemente na sobrevivência política do contestado presidente sírio Bashar al-Assad, cujo clã alauíta tem ligações com o islã xiita. A queda de Assad seria um sério revés estratégico para o Irã e para Suleimani. É talvez a única parte da região onde a mistura preferida do general de diplomacia estratégica com operações agressivas está sendo fortemente testada.

Nesse meio tempo, o trabalho da força Al-Quds continua no Iraque. Todos menos os dois soldados dos EUA mortos em junho - o número mais alto em mais de dois anos, foram mortos por milícias auxiliares diretamente sob o controle de Suleimani, do Hezbollah e das Brigadas Keta'ib do Dia Prometido.

"É claro que a força Al-Quds é a responsável", disse o diretor-geral da divisão de inteligência do ministério do interior do Iraque, Hussein Kamal. "Tem havido um fluxo sistemático de armas para o Iraque durante os últimos oito anos. É claro que eles tentam dizer que não é patrocinado pelo Estado. Mas quando as armas estão fluindo a partir das fronteiras de um Estado soberano, é muito claro onde reside a culpa.”

"São armas destrutivas e não se pode negar a responsabilidade por elas”.

Outro MP xiita disse que perguntou pessoalmente a Suleimani o porquê de sua força Al-Quds continuar a contrabandear armas, muitas das quais são utilizadas dentro da Zona Verde, onde ele e grande parte do círculo íntimo de Maliki vivem. "Ele apenas sorriu e disse que isso não tem nada a ver comigo", disse o MP. "Ele disse que não tinha ideia de onde as armas estavam vindo."

Suleimani foi várias vezes descrito por aqueles que não gostam dele - os sunitas do Iraque, e aqueles que passaram anos tentando obter sua medida - como um "chantagista talentoso" e um altamente qualificado articulador.

Autoridades dos EUA que passaram anos tentando atrapalhar o trabalho de seus partidários dizem que gostariam de conhecê-lo, enquanto ao mesmo tempo estão confusos quanto aos seus objetivos.

"Eu simplesmente perguntaria o que ele quer de nós", disse uma autoridade sênior dos EUA. Além dos soldados mortos este ano, o embaixador dos EUA em Bagdá, James Jeffrey, disse que no verão passado as conexões iranianas responderam por aproximadamente um quarto de baixas de combate dos EUA no Iraque - cerca de 1.100 mortos e outros vários milhares de feridos.

Apesar disso, os EUA acertaram poucos golpes públicos no círculo próximo de Suleimani.

Em março de 2007, o SAS britânico capturou um oficial sênior do Hezbollah, Ali Moussa Daqduq, que supostamente planejou uma operação que matou sete soldados em Karbala. No mesmo ano, as tropas dos EUA também capturaram dois homens no norte curdo que eles acreditavam que eram líderes da AL-Qurds. Fora isto, o armário de troféus permanece vazio - ao menos publicamente. Mais preocupante do que a falta aparente de vitórias táticas é como o resto do ano se desenrolar.

Os EUA - e alguns dos principais estados vizinhos sunitas - acreditam que a estratégia do Irã no Iraque, na medida em que o conflito esmoreça, é a de manter o país em um estado permanente, mas administrável, de caos.

"Eles mantêm a situação em fogo baixo e a transformam de baixo para cima quando querem", disse um oficial libanês em Beirute.

O porta-voz militar sênior dos EUA no Iraque, major-general Jeffrey Buchanan, concordou. "A estratégia global tem sido manter [o Iraque] isolado do resto de seus vizinhos e dos EUA, porque isso faz com que seja provável que as coisas dependerão do Irã. Querem que o Iraque desempenhe um papel subordinado e fraco."

Apenas os parlamentares do Iraque podem parar a relação de serventia na qual encontram-se entricheirados. É uma tarefa temida pelo legislador curdo do parlamento nacional, Mahmoud Othman, que acredita que pode ser algo bem além dos seus colegas.

"Qassem Suleimani é o homem chave para todas as decisões tomadas no Iraque", disse ele.

"É uma vergonha ter um homem jogando um papel deste nesse país. Deve haver uma relação entre iguais, como relações normais entre estados normais."

5 comentários:

  1. isso ja era previsto,como disse um general iraniano:

    "nos agradecemos aos eua por terem destruido todos os nossos inimigos,devemos muito aos americanos"

    pois e,agora e tarde e o tio sam sentou NOVAMENTE "IN THE CROQUETE OF THE KID BENGALA".

    ResponderExcluir
  2. Tem de tudo no comando do Iraque atual menos os iraquianos hahaha

    ResponderExcluir
  3. Inclusive teve um líder curdo é talabani ou talibani é por o nome dele, que durante mtos anos negou a cidadania iraquiana, ele q era opositor do Saddam, e depois virou presidente do Iraque com a ocupação iraquiana, depois ainda vem os jornalistas na cara de pau chamar de terroristas quem luta contra a ocupação daqueles vermes

    ResponderExcluir
  4. PS eu qs dizer ocupação americana no Iraque

    ResponderExcluir
  5. Os EUA eram gerenciados por pessoas despreparadas em termos de política externa. Ao invés de defenderem o mundo livre, armaram esses doidos com obuses de ultimo tipo e desestabilizaram países a ponto dos mesmos perderem sua soberania e passarem a ser controlados por forças obscuras. Mas, temos uma esperança...o presidente Obama não invadiu a Síria...deu-se conta de que, na verdade, os países islâmicos são fracos, seus governos são centrados em pessoas e não em instituições e que, cedo ou tarde, seus estilos de governo antidemocráticos perecerão...No episódio da Síria, o governo Obama fez o certo: deu o recado de que há limites para o uso de armas e de que a cooperação internacional deve ser a chave para o combate à barbárie.

    ResponderExcluir