Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Estudantes iranianos estudam projetar UAV de alta-altitude

Estudantes iranianos da Universidade de Tabriz desenharam um UAV para operar em um teto de 15.000 pés

Karrar UAV
Pesquisadores do Colégio de Engenharia de Tecnologia Modernas da Universidade Pública de Tabriz, desenvolveram um veículo aéreo-não tripulado, apelidado de Shaparak (Borboleta em persa), que pode operar a 15 mil pés de altitude e com raio de ação de 20 km.

Um dos projetistas do Shaparak, disse que voar por um longo perído em altas altitudes é uma das características principais do UAV recém projetado.

“Esse tipo de UAV é capaz de voar por três horas e tem a capacidade de aumentar essa capacidade para 20 horas”, disse um de seus projetistas.

O Shaparak é relativamente pequeno, pesa cerca de 55kg, tem capacidade para transportar uma carga de 10kg e pode realizar voos noturnos.

O UAV pode decolar em três segundos, o que é outra característica excepcional desse aparato.

Em maio deste ano, um comandante do Exército Iraniano disse que o Exército tem planos para aumentar o alcance de seus veículos aéreos não-tripulados nacionais, bem como equipar os UAVs de reconhecimento mísseis.

Em agosto de 2010, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad mostrou ao mundo o primeiro UAV de combate concebido integralmente em solo iraniano e por engenheiros uranianos.

O UAV Karrar tem um raio de ação de 1000km e pode transportar bombas e mísseis para atingir alvos em terra, sem contar que desenvolve uma alta velocidade.

Em fevereiro do ano passado, o Irã inaugurou a linha de produção de dois veículos não-tripulados nacionais que são capazes de realizar missões de reconhecimento e de ataque.

Os dois UAVs de alta-tecnologia são conhecidos pelos nomes de “Ra’d” (Trovão) e “Nazir” (Consagrado) e são capazes de conduzirem missões de reconhecimento de longo alcance, patrulha, assalto e missões de bombardeiro com extrema precisão.

O Ra'd é usado em missões especificas, pois ele é invisível ao radar.

O Irã recentemente fez bons progressos no setor da indústria aérea e conseguiu ganhar know-how técnico para a produção de aviões e UAVs stealth.

Especialistas acreditam que uma vez em serviço ativo, esses UAV darão ao Irã uma grande capacidade de patrulhamento e reconhecimento.

4 comentários:

  1. Sera que o Irã um dia sera uma potencia mundial em poderio belico?
    Todos os meses vejo novas noticias iraniana com relação a novos equipamentos

    ResponderExcluir
  2. Eu já considero o Irã uma potência no que tanque indústria bélica. É óbvio que não se comparar a países como Rússia, EUA, China, Inglaterra, Alemanha, França, mas trilha o caminho certo.

    ResponderExcluir
  3. E o Brasil,há quantas anda nossa tecnologia nessa area?,vc poderia mostrar alguma coisa feita por estas bandas?

    ResponderExcluir
  4. Olha, temos projetos interessantes de aeronaves não-tripuladas. Mas novamente esbarramos na vontade dos políticos em se recusar a estimular o desenvolvimento da industria bélica nacional.

    Por falta de tempo eu só posso mencionar o nome dos projetos nacionais. Tome e nota e realize uma pesquisa no Google: 14X (de longe o mais complexo e moderno projeto de UAV que temos), Dumont UAV, UAV VTOL FS-03 (UAV de decolagem vertical), FS-02, FS-01 Watchdog, UAV Carcara, XMobots Apoena, UAV Falcão... E tem outros tantos que não me recordo de cabeça. Em tempo, de uma olhada no seguinte link: http://codinomeinformante.blogspot.com/2011/07/estudantes-da-usp-desenvolvem-aeronaves.html

    ResponderExcluir