Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Iraque compra 18 caças F-16 Fighting Falcon dos EUA

O Iraque acaba de comprar dos EUA 18 caças multifuncionais F-16 Fighting Falcon, informou ontem, segunda-feira (27), um porta-voz do governo iraquiano.

“O contra já está firmado e uma parte do pagamento já foi realizado”, disse Ali al-Moussawi, porta-voz do primeiro-ministro iraquiano Nouri Kamil Mohammed Hasan al-Maliki.

O funcionário se recusou a especificar o valor dessa transação, mas um alto funcionário do Pentágono citado pela a agência de notícias Reuters estimou o acordo em US$ 3 bilhões.

A Lockheed Martin, fabricante do caça, disse em nota à imprensa que o Iraque se converte no 26º país operador de caças F-16 Fighting Falcon.

O primeiro-ministro iraquiano, al-Maliki, disse em julho passado que seu país irá adquirir 36 caças F-16 Fighting Falcon, o dobro do que tinha previsto anteriormente. Em matéria de Força Aérea, os iraquianos ainda depende e muito dos americanos, que devem abandonar o país em definitivo no final deste ano.

Atualmente, o Iraque dispõe de 86 helicópteros e 63 aviões de combate, segundo dados americanos. Sua Força Aérea e o Comando da Aviação do Exército tem um total de 7.500 homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário