Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Submarino “St. George” não precisará passar por reparos


Submarino K-433 St. George, o Vitorioso

Um oficial da Frota russa do Pacífico descartou hoje por “desnecessária” a reparação do submarino nuclear estratégico “St. George, o Vitorioso”, que colidiu ontem  com um pesqueiro na Baía de Avacha, no Extremo Oriente da Rússia.

“Uma inspeção realizada em um cais demonstrou que o corpo do submarino não apresenta danos graves, nem rachaduras, assim não se faz necessário uma reparação. Somente o revestimento de borracha foi danificado”, declarou Roman Kolbanov, porta-voz da promotoria da Frota do Pacífico.

O pesqueiro “Donets”, que navegava na Baía de Avacha, rasgou na madrugada do dia 21 de setembro a popa do submarino que estava ancorado na Baía.

Um marinheiro da guarda a bordo do submarino K-433 St. George viu que o pesqueiro estava se aproximando a uma distância perigosa e passou a emitir sinais pirotécnicos. Tripulantes do Donest as viram e pesqueiro tentou manobrar em um último momento, o que salvou o submarino de ganhar danos maiores. No entanto, não logrou evitar o choque.

Uma fonte do quartel general da Frota do Pacífico disse à RIA Novosti que os equipamentos de navegação do pesqueiro estavam funcionando corretamente e que esses detectaram a presença do submarino na Baía, segundo demonstrou uma inspeção realizada. Os dados preliminares indicam que os tripulantes do pesqueiro estavam bêbados.

Incorporado a Frota do Pacífico em 1980, o submarino nuclear estratético K-433 St. George foi projetado em marco do Projeto 667BDR (código Kalmar – Delta III na classificação OTAN). O submarino descola 13 mil toneladas, desenvolve uma velocidade máxima de 24 nós, pode mergulhar a uma profundidade de 320 metros, sua tripulação é composto por 130 pessoas. Seu armamento inclui 16 mísseis balísticos intercontinental R-29 Vysota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário