Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Aman adota Sistema de Simulação para o Ensino

A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) anunciou que está implementando o Sistema de Simulação para o Ensino (Simens) visando capacitar os cadetes que fazem sua formação militar na instituição.

Nesse contexto, a Aman será pioneira dentre as unidades do Exército Brasileiro a receber um Simulador de Apoio de Fogo (Safo). O Safo é um sistema que reproduz a execução de fogos de artilharia em um cenário de alta resolução projetada em grandes telas, imitando combates através de simulação com alto nível de realidade. Trata-se de um simulador de combate, ampliando os conhecimentos para os militares brasileiros. O projeto tem apoio da Espanha e utiliza tecnologia brasileira.

Segundo o tenente-coronel Rubens Pierrot Júnior, o Safo representa economia para o Exército. “As vantagens são grandes porque é um simular que não faz o cadete dar tiros no campo de treinamento e instrução. É um procedimento economicamente viável, reduzindo despesas com combustível, equipamentos e munição. É uma tecnologia que pode ser comparada com um simulador de voo no qual os pilotos para conduzir a aeronave passam por horas de treinamento. No Simulador de Apoio de Fogo, o cadete terá o treinamento no intervalo após as aulas teóricas e antes de ir a campo, estando melhor instruído para a prática no campo”, informa.

A apresentação do protótipo do Simulador de Apoio de Fogo acontece hoje, às 17 horas, na Aman. A cerimônia deve contar com a presença de oficiais-generais do Exército, representantes de outras Forças Armadas e adidos militares de defesa de vários países. O simulador contemplará todos os oito subsistemas de Artilharia de Campanha e será utilizado pelos cadetes da Aman, bem como pelas diversas Escolas do Exército, como a Escola de Sargento das Armas (EsSA)  e os Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), com objetivo de ampliar a qualidade da formação dos oficiais e sargentos de Artilharia do Exército. A previsão é que o sistema leve 24 meses para estar concluído.

RESERVA

O Batalhão de Comando e Serviços (BCSv) da Aman realiza de hoje até o dia 16 o Exercício de Apresentação da Reserva 2011. Todos os reservistas licenciados nos anos 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011 devem comparecer ao Salão Paroquial da Capelania Militar, próximo ao Portão Monumental da Aman, para carimbarem seus Certificados de Reservista e, dessa forma, ficarem em dia com o Serviço Militar. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, exceto sábado e domingo.

Os reservistas de outros anos que estiverem em atraso com a atualização do certificado devem comparecer à Seção Mobilizadora do BCSv, na Aman, para se regularizar. Pela Constituição Federal e pela Lei do Serviço Militar, a falta de atualização do Certificado impede o cidadão de obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário em instituição oficial; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional; obter diploma de profissões liberais e inscrever-se em concurso para cargo público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário