Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Mulheres poderão servir nos submarinos da Marinha Real Britânica

As mulheres haviam sido excluídas do serviço nessas naves por “infundadas” razões de saúde; As primeiras mulheres começarão a servir nos submarinos no final de 2013

Submarino de ataque nuclear Astute

A luta por igualdade entre homens e mulheres vai avançando pouco a pouco. A última conquista que as mulheres que servem na Marinha Real Britânica conseguiram foi de servir nos submarinos, função que até 7 de dezembro era restrita a homens. O ministro da Defesa do Reino Unido, Phillip Hammond, anunciou a suspensão desse veto de forma que agora a tripulação dos submarinos britânicos já contará com pessoal feminino, segundo reconhece a BBC. As primeiras soldados se incorporarão a frota de submarinos em 2013.

Até agora, a Marinha Real Britânica excluía as mulheres do serviço em submarinos por motivos de saúde relacionados com os altos níveis de dióxido de carbono presente na atmosfera dos submarinos e que recentemente estudiosos demonstraram ser infundado o argumento dos militares britânicos, explicou Hammond.

“Não há razões médicas”
“Os recentes estudos do Instituto Naval de Medicina demonstram que não há razões médicas para excluir as mulheres do serviço em submarinos”, disse Hammond. “Por isso estou encantado de anunciar que as mulheres terão agora a mesma oportunidade de servir em nossos submarinos, desenvolvendo tarefas vitais para a segurança do Reino Unido em todo mundo”, disse o ministro da Defesa.

O ministro salientou que a decisão supõe “um passo a diante” pela Marinha Real em “reconhecer a contribuição e alavancar o talento” do pessoal que recruta.

Temores infundados
A Marinha Real admite que as mulheres em suas filas desde 1990 e que elas atualmente representam 9% desse corpo militar integrado por um total de 3.420 mulheres. A Marinha Real segue assim os passos da Marinha Americana, que no ano passado passou a permitir que as mulheres participem do serviço ativo nos submarinos.

Seguramente a medida terá defensores e críticos. No ano passado o Daily Mail fez eco aos temores de que a presença de mulheres nos submarinos dera pé para escândalos sexuais e as esposas dos militares não receberam bem a proposta. Esses  temores já surgiram quando as primeiras mulheres foram incorporadas nos navios de guerra da Marinha Real; temos que logo se mostraram infundados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário