Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Prisão secreta da CIA na Romênia é descoberta por jornalistas

Jornalistas da renomada agência de notícias americana Associated Press (AP) e do canal de TV alemão ARD pela primeira vez visitaram a antiga prisão secreta da CIA, situada ao Norte de Bucareste, capital da Romênia.

Segundo a fonte, essa prisão denominada de “Bright Light” (Luz Resplandecente), matinha em cárcere os membros da Al-Qaeda, incluindo o suspeito do atentado terrorista de 11 de setembro, Khalid Sheikh Mohammed, assim afirmou um ex-agente da CIA em condição de anonimato.

O ex-agente disse que a prisão começou a funcionar na primavera (no hemisfério norte) de 2003 depois que a CIA decidiu se retirar de outra prisão secreta na Polônia. Em 2006, os prisioneiros foram transferidos de Bucareste para a prisão de Guantánamo, situada em território cubano usurpado pelos americanos.

Antes dos meios de comunicação mundiais difundiram muitas informações acerca dessa prisão secreta, mas o local exato da mesma era desconhecido.

No edifício, o qual serviu de prisão secreta, se encontrava o Gabinete Nacional de Informação Classificada (ONIC) que a Romênia recebia da OTAN e UE.

Durante a entrevista, uma fonte declarou que o porão do Gabinete era uma das instalações mais secretas da prisão e disse que os americanos nunca visitaram dito cárcere.

A mesma fonte disse que o local era ideal para a instalação de uma prisão secreta já que os habitantes da cidade sabiam que ali havia uma instituição do Estado Romeno e não poderia suspeitar que ali existira uma prisão desse tipo.

A prisão dispunha de 6 câmaras, diz a fonte. No primeiro mês de estadia dos prisioneiros na prisão, eles eram submetidos a intensas torturas. Depois o trato melhorava. Os detidos tinham assistência médica e eram alimentados de acordo com os preceitos islâmicos.

Em uma séria de países europeus, incluindo Lituânia, Polônia e Inglaterra, existiram prisões secretas da CIA. Os suspeitos de terroristas eram transferidos para esses países onde eram encarcerados e torturados. As organizações de Defesa dos Direitos Humanos acusam esses países de serem cúmplices da CIA.

2 comentários:

  1. OS que respeitam o direito humano faz isso. Daqui a pouco teremos que criar uma zona humanitária em Washington, nos EUA

    ResponderExcluir
  2. "No primeiro mês de estadia dos prisioneiros na prisão, eles eram submetidos a intensas torturas. Depois o trato melhorava. Os detidos tinham assistência médica e eram alimentados de acordo com os preceitos islâmicos."
    Ou seja primeiro eles torturam,indo contra os direitos Humanos,Depois eles seguem os preceitos Islâmicos para não ir contra ha religião do prisioneiro. Rsrsrsrsrsrsrr
    Americano é tão Booooonziiiiinhuuuuu!!! kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir