Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Força Aérea Russa testa novo míssil tático para o MiG-31BM


Mikoyan-Gurevich MiG-31BM 

A Força Aérea Russa (Voyenno-vozdushnye sily Rossii - VVS) está testando e logo irá implantar um avançado míssil ar-ar tático ao seu arsenal, míssil esse que aumentará a eficácia operacional, disse nessa terça-feira o comandante da VVS, o coronel-general Alexander Zelin.

O míssil em um primeiro momento será transportado pelos caças interceptadores supersônicosMiG-31BM Foxhound e posteriormente será instalado nos demais caças em uso pela VVS, bem como os aviões futuros, como o Su-35S e o Sukhoi T-50, esse último um caça de 5ª geração.

O míssil está sendo submetidos a testes nesse momento em um polígono da VVS, disse Zelin.

O comandante da VVS não mencionou o tipo de míssil que está sendo testado, mas especialistas acreditam que poderia ser o K-37M, também conhecido como RVV-BD ou AA-X-13 Arrow, essa última nomenclatura corresponde ao nome dado OTAN.

O K-37M é um míssil ar-ar de longo alcance desenvolvido especialmente para os interceptadores MiG-31BM.

“Um provável candidato é o  míssil ar-ar de longo alcance Vympel R-37. Ele é o sucessor do Vympel R-33 (AA-9 Amos na classificação OTAN), que foi desenvolvido originalmente para o MiG-31 durante o inicio dos anos 70”, disse Douglas Barrie, um especialistas me guerra aérea do International Institute for Strategic Studies, instituição com sede em Londres, Inglaterra.

Os trabalhos no programa K-37 começaram ainda na década de 80, mas os problemas de financiamento atrasaram o seu desenvolvimento, acrescentou Barrie. O projeto foi retomado do ponto em que foi paralisado e manteve a concepção original. Uma variante de exportação do K-37 foi apresentada durante a MAKS-2011, essa com a nomenclatura de RVV-BD. O sufixo “BD” pode estar relacionada com as palavras russas “BOLSHOI” e “DALNOST” (longo alcance).

“O K-37M provavelmente será conhecido como R-37M quando entrar em serviço. Ele será o armamento primário do MiG-31BM, fornecendo a Força Aérea Russa um alcance estendido de interceptação contra caças de combate e mísseis de cruzeiro”, disse Barrie.

Leia também: Força Aérea Russa completa programa de modernização "MiG-31BM"


Nenhum comentário:

Postar um comentário