Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A “pedra espiã” encontrada em 2006 na Rússia era mesmo britânica

Tivera que se passar seis anos para que o Reino Unido admitisse o que era óbvio: que uma equipe de espionagem camuflou uma pedra e essa foi encontrada pelos serviços de contra-espionagem russos em um parque moscovita em 2006 e que a tal pedra era de procedência britânica.

Assim declarou Jonathan Powell, conselheiro do ex-primeiro-ministro Tony Blair. A história contada por Powell é parte de um documentário dedicado a Rússia e que será exibido na TV britânica na próxima quarta-feira (25). No entanto, o conteúdo parcial vazou nos meios de comunicação do Reino Unido.

"Nós teríamos conseguido", disse Powell em entrevista à BBC, acrescentando que os russos seguramente haviam sido informados sobre o conteúdo da pedra muito antes de que essa fosse roubada, mas os russos procuraram um momento político apropriado para trazer a público essa história.

Em janeiro de 2006, uma reportagem da televisão russa revelou que espiões britânicos usaram um equipamento de espionagem escondido dentro de uma pedra para trocar informações com um agente russo duplo.

O sofisticado artefato recebia a informação a distância do computador do agente russo e depois retransmitia para computadores de funcionários da embaixada britânica quando eles passeavam por aquela parte da cidade.

Nos últimos anos as relações entre a Rússia e o Reino Unido foram ofuscadas por uma série de escândalos de espionagem, a última das quais está relacionada com uma mulher russa, acusada de preparar uma "armadilha de mel" para um parlamentar britânico.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário