Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Soldado diz que matou franceses por causa de vídeo


O soldado afegão que matou a tiro quatro soldados franceses justificou o seu ato com o recente vídeo que mostrava soldados norte-americanos urinando sobre cadáveres de afegãos, segundo fontes citadas pela AFP.

"Era um soldado mesmo, registado. Nos primeiros interrogatórios feitos por militares franceses, ele disse-lhes que fez aquilo [disparar contra os soldados] por causa do vídeo em que soldados norte-americanos urinavam sobre cadáveres", segundo um oficial do exército afegão que pediu anonimato.

"Nas primeiras confissões, disse que ficou muito motivado para matar soldados quando viu o vídeo dos soldados norte-americanos", confirmou outra fonte, dos serviços de informações e com acesso à informação do Ministério da Defesa afegão.

Esta fonte acrescentou que o soldado afegão disse "não ter qualquer contacto direto com os talibãs mas que também não os odiava".

O porta-voz do exército francês no Afeganistão, o tenente-coronel Michel Sabatier, disse à France Presse não ter conhecimento destas informações.

O ministro da Defesa francês, Gerard Longuet, afirmou no sábado durante uma visita a Cabul ter tido informações segundo as quais o soldado afegão era um talibã infiltrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário