Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Um fabricante francês vai propor um sucessor para o "FAMAS"


Stephen Faverjon empunha o que parece ser o seu fuzil


A substituição do FAMAS, fuzil de assalto padrão das Forças Armadas Francesas, parece que está a caminho. De acordo com o chefe do Estado-Maior do Exército Francês, o general Bertrand Ract-Madoux, os militares franceses abordaram o assunto recentemente em uma audiência perante a Comissão dos Assuntos Exteriores e Defesa do Senado e uma concorrência pública deverá ser lançada em 2013 para essa finalidade.

Para registro, o FAMAS foi projetado pela fábrica de armas de Saint-Etienne (daí o nome) entre os anos de 1967-1971. Os testes dos primeiros protótipos começaram em 1972. O Exército Francês finalmente aceitou o novo fuzil em 1978.

E desde o surgimento do fuzil de infantaria em 1717, que foi o primeira armas regulamentar francês, passando pelo fuzil Gribeauval (1777), o Chassepot (1866), o Lebel (1886) e a série MAS (36, 49/56), é provável que o sucessor do FAMAS seja um fuzil estrangeiro.

"Quanto a substituição do FAMAS, lamento que está arma não possa ser francesa", reconhece o general Ract-Madoux, em uma audiência em outubro passado.

Ract-Madoux também explicou que os militares franceses tem planos de comprar duas versões estrangeiras: Uma versão padrão de cano longo para as unidades de infantaria e uma versão de cano curto para os outros. Inicialmente os militares francês planejam comprar 60 mil unidades de cano longo ao custo de 400 milhões de euros.

O sucessor do FAMAS virá da Heckler & Koch (alemã), da FN Herstal  ou Sig Sauer (belgas) ou da Colt (americana)? Talvez não. O jornal Le Progres reporta que um jovem empresário de Saint-Étienne aceitará o desafio de projetar o novo fuzil das Forças Armadas Francesas.

Stephen Faverjon, 29, está à frente da empresa France Armes, apresentou em 17 de janeiro, antes da Seção Técnica do Exército (STAT), um protótipo de um rifle de assalto, inspirado no Colt M16 americano.

O fuzil projetado por Faverjon, foi projetado em conjunto com outras empresas de Saint-Etienne. O protótipo levou um anos e meio para ficar pronto. O fuzil tem um seletor de tiro de quatro canais, o fuzil tem um sistema de operação a gás e tem um sistema que evita travamentos.

O novo fuzil é de calibre 5.56×45mm OTAN, tem um preço estimado em € 2200 mil, será de fácil manutenção e tem como objetivo competir com os mais modernos fuzis.

O fuzil de Faverjon será avaliado mununciosamente pela STAT e pela Direction générale de l’armement (DGA). Más, confrontado com os maiores fabricantes de armas do mundo, a tarefa da empresa de Saint-Etienne é extramente complicada. Em qualquer caso, certamente não falta atrevimento para Faverjon. É como ele diz na página oficial de sua empresa no Facebook: "Os obstáculos não são feitos para nos derrubar, mas sim para ser derrubados."




Nenhum comentário:

Postar um comentário