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quarta-feira, 14 de março de 2012

Aeronave não tripulada monitora fronteiras do País


A parceria firmada no final do ano passado entre o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), do Exército Brasileiro, e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), tem como meta desenvolver uma aeronave não tripulada de altíssima tecnologia para monitorar as extensas fronteiras do País. No momento, o instituto define com o Exército as características da aeronave para que, em março, a equipe comece a trabalhar no projeto inovador.

"A intenção do convênio é ampliar a formação de recursos humanos e a aquisição de conhecimentos, estimulando a inserção de pesquisadores do Exército na academia, no sentido de atuarmos em conjunto na busca e definição de novos projetos tecnológicos importantes para o Brasil. E um desses projetos é a criação desta aeronave autônoma, que fará o reconhecimento de locais de difícil acesso com fotos e imagens", diz a professora Kalinka Castelo Branco, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e também diretora administrativa e operacional do instituto, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Segundo ela, na fase atual se define quais aplicações a aeronave deve ter para se adequar às necessidades do Exército. Fechado o plano de desenvolvimento começa a etapa de construção do Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant). "Queremos já em março iniciar o projeto de uma aeronave com mais autonomia, de modo que ela possa cobrir uma área maior de nossas fronteiras. Hoje, já temos alguns Vants empregados em atividades militares, porém estes não percorrem extensas aéreas, pois a bateria tem autonomia para apenas uma hora de sobrevôo", informa.

Um dos Vants utilizados hoje, foi o próprio INCT-SEC que doou. Denominada Tiriba, atualmente a aeronave tem aplicação em atividades militares e servirá de base para o desenvolvimento do novo aparelho. O veículo anteriormente criado no instituto é elétrico e tem autonomia de vôo de uma hora sendo que, após esse período, é necessária a troca de baterias. Pesa entre 3,7 e 4 quilos, com 3 metros de envergadura.

Desenvolvido em parceria com a empresa AGX Tecnologia, de São Paulo, o Vant voa e executa missões de forma autônoma, sem a intervenção de um piloto. No Exército, ele atua no monitoramento das fronteiras, em parceria com a Polícia Federal, e no reconhecimento de locais de difícil acesso por meio de fotos e filmagem.

"Ele realiza as missões que são passadas por meio de smartphone ou tablet e retorna ao local de partida ou pousa num ponto específico determinado pelo programador da missão. O que pretendemos nesse novo projeto é ampliar o tempo de vôo da aeronave e abarcar novos recursos tecnológicos, fazendo com que ela, de forma autônoma, tome certas iniciativas dependendo da movimentação terrestre, de pessoas ou animais", diz Kalinka.

A professora afirma que, por ser autônomo e inteligente, o veículo pode ajustar sua rota conforme as variações do vento, por exemplo. "Por meio de GPS e sensores instalados, ele voa sozinho, e ao ser lançado percorre todo caminho tirando fotos e filmando as atividades no solo", diz ela, acrescentando que se houver necessidade de intervenção humana um piloto virtual pode entrar em cena. "Assim que o veiculo decola não há mais a intervenção do ser humano, a não ser que se diagnostique algum problema, nesse caso passasse a direção assistida da aeronave, quando um piloto comanda seu retorno e pouso".

A pesquisadora destaca que se continuarmos avançando com as pesquisas dos Vants, em breve o País poderá competir com as tecnologias existentes no mercado internacional.

"No Brasil quase não temos este modelo de aeronave autônoma, pois os estudos desta tecnologia ainda são muito recentes no País. Mas agora, estamos conseguindo fazer nacionalmente algo muito importante, e acreditamos que nos próximos anos nossos Vants serão uma tecnologia amplamente utilizada e muito requisitada por outros países", ressalta a diretora operacional do INCT.

Características

O VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) Tiriba é uma aeronave elétrica operada por um sistema autônomo de navegação e controle totalmente brasileiro - que pode contar com câmeras fotográficas de alta definição, sensores, câmeras termais e de vídeo convencionais. Suas principais aplicações são na área de defesa civil, monitoramento ambiental e agrícola.

A aeronave, desenvolvida em parceria com o INCT-SEC, é comercializada pela empresa parceira AGX Tecnologia de São Carlos. Desde 2011 há uma parceria com a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo e com o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, visando ao monitoramento ambiental e de fronteiras, desenvolvimento de novas aplicações, produtos e formação de recursos humanos.

O objetivo principal do Tiriba é o desenvolvimento e fabricação de Unidade de Orientação Automática para VANTs baseado em sensores de pressão barométrica e inerciais e Sistemas de Posicionamento Global (GPS). O sistema deve ser o mais simples e fácil de usar possível, uma vez que a missão é definida usando telefone celular ou tablet. A operação deve ser totalmente autônoma e intuitiva. O desenvolvimento do sistema, que utiliza o modelo de desenvolvimento dirigido metodologia (MDD), acelerou o processo pela geração automática de código e tornou mais fácil a reutilização do código fonte.

As vantagens do sistema são: o preço atraente do produto final, devido a preço reduzido de desenvolvimento e de fabricação, que utiliza componentes de custo reduzido. O preço do produto é consideravelmente mais baixo do que os aviões semelhantes disponíveis comercialmente.

O sistema totalmente autônomo pode ser usado por qualquer pessoa sem treinamento extensivo. Este sistema certamente contribui para o agronegócio, com a introdução de uma nova tecnologia com um produto de baixo custo e baixo custo de operação (U $ 10/hora de uso ~ U $ 0,01 por imagem capturada).

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