Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 12 de março de 2012

Especialistas russos inspecionarão o “Soldado do Futuro” italiano

Acima o "Soldado do Futuro" italiano
Uma delegação militar russa irá assistir durante uma visita de 3 dias à Itália, uma apresentação da versão italiana do “soldado do futuro” (Soldato Futuro em italiano), disse nessa segunda-feira o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, o coronel Sergei Vlasov.

“Uma delegação militar, chefiada pelo vice comandante do Exército Russo, o tenente-general Nikolai Bogdanovsky, está na Itália para uma visita de três dias para um intercâmbio de experiências no que tange ao desenvolvimento de equipamentos de combate”, disse Vlasov.

“A delegação irá assistir a uma apresentação dos sistemas que integram o soldado do futuro (italiano)”, disse Vlasov.

Os equipamentos serão mostrados em condições de campo em uma tela estática em uma exposição.

O sistema Soldato Futuro é o sistema crucial de comando e controle, cujo o software roda em um computador Larimart, usado em uma tela padrão de 4 polegadas touch-screen, que permite o usuário receber e enviar mensagem de texto pré-formadas e mensagens livres para mostrar mapas digitais, menos de navegação e redes GPS.

A armadura permite ao soldado proteção contra facadas e disparos de armas de 9mm, enquanto o capacete tem dois visores, um visor que protege contra estilhaços e outro a prova de projéteis, e óculos que protegem de lasers.

O Ministério da Defesa da Rússia revelou em fevereiro último que estava mantendo conversações com o governo francês para a aquisição de alguns sistemas de soldado do futuro francês para testes, sistema esse conhecido como FÉLIN (Fantassin à Équipement et Liaisons Intégrés, Integrated Infantryman Equipment and Communications).

Vários países está em processo avançado de um sistema similar, caso da Alemanha e Reino Unido, mas outros países já realizam pesquisas nesse sentido, caso do BRASIL, Austrália, Israel, Portugal, Singapura, Bélgica, Grécia, Índia, Finlândia, África do Sul, Espanha, Itália, Holanda, Noruega, Suíça, Suécia, Polônia, República Tcheca, Romênia, Canadá. Os EUA tinha o Land Warrior, o qual fora testado no Iraque, mas o programa foi cancelado em 2007.

A Rússia também realizou pesquisas nesse âmbito no passado, o soldado do futuro russo era conhecido anteriormente como “Project Wolf”.

2 comentários:

  1. Com licença, informante eu gostaria de tirar algumas dúvidas com vc sobre esse programa, vc cita que essas armaduras dos soldados protegerão contra munição de 9 mm certo, isso quer dizer que esses soldados serão imunes a fuzis e a metralhadoras pelo menos das metralhadoras mais leves então? Em qualquer parte do corpo protegera? Porque se for isso vai ser uma grande revolução militar, porque fuzis e metralhadoras são ás armas mais utilizadas em exércitos, guerrilhas... outra dúvida, a França já utiliza isso em seus soldados certo? E para vc qual o melhor programa desse soldado do futuro de todos? Agradeço pelas respostas.

    ResponderExcluir
  2. Antes de explanar suas respostas eu gostaria de deixar claro que o texto acima saiu na mídia russa e essa mídia que tem que ser responsabilizada pela notícia. Sim, eu traduzi ao pé da letra que armadura tem proteção contra projéteis 9mm, isso sem contar um colete com placas de cerâmica. Não existem fuzis e nem metralhadoras em calibre 9mm. O que existem é submetralhadoras e pistolas nesse calibre. Quanto a questão de proteção, o sistema italiano não tem nada demais e não vejo como uma revolução. Sim, a França distribuiu vários sistemas FÉLIN para suas forças especiais e recentemente encomendou mais seis mil unidades. Ao todo, a França já ordenou a aquisição de mais de 23 mil sistemas FÈLIN. Pra mim o melhor sistema de soldado do futuro é justamente o FÈLIN porque a França desde o inicio deu grande valor a esse sistema, mas devemos olhar com bons olhos o programa de soldado do futuro da Alemanha e Suécia.

    ResponderExcluir