Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 29 de maio de 2012

A ciência russa está a quatro passos de um robô antropoide imortal

Cientistas russos estão caminhando para a criação dos substitutos robóticos para os humanos; Projeto “Rússia 2045” nos faria “imortais”

Um mundo em que os sósias robóticos combinaram a solidez das máquinas com a elegância e a beleza do corpo humano está cada vez mais próximo. Ao menos é o que creem os cientistas russos, pesquisadores do Projeto “Rússia 2045”.

A empresa russa Neurobotics está desenvolvendo um robô que com o tempo não só poderá ocupar o lugar de uma pessoa, mas também poderá se converter em um novo corpo humano muito menos vulnerável que o biológico.

O “pai” (do projeto), o empresário russo Dmitri Itskov, prevê quatro etapas para a criação do substituto das pessoas: desde um robô humanoide controlado à  distância, até um avatar-holograma.

“Viemos em outro corpo, mas nos acostumaremos porque nossa personalidade seguirá sendo a mesma, com uma diferença: evoluirá em um corpo que oferecerá muito mais possibilidades. Seremos imortais”, disse Itskov. Na lista de interessados em obter sua réplica, Steven Seagal, um conhecido ator de Hollywood, já se faz presente.

Se o projeto realmente der certo, o mesmo mudaria drasticamente a sociedade. “Vejo um problema neste tipo de sociedade e, é de comunicação. O homem se comportará de maneira diferente quando se encontrar ante outro robô. Não se comportará igual ante outro homem”, diz o sociólogo Igor Obraztsov.

Em contrapartida, os cientistas do “Rússia 2045” se mostram mais otimistas. Não creio que as pessoas desapareceram e está claro que elas seguirão tendo filhos, mas os adultos disporão de uma alternativa para prolongar sua vida: Poderão usar um corpo artificial”, explica o diretor da Neurobotics, Vladmir Konyshev.

De fato, a tecnologia de criar robôs de aspecto muito natura já existe. Assim comprova o “geminoide” do professor japonês de Osaka, Hiroshi Ishiguro. Em uma ocasião o cientista levou seu sósia artificial a uma cafetaria e 50% dos clientes se quer notaram a presença do androide.

Ao superar o desafio de imitar os aspectos físicos das pessoas, os cientistas se perguntará o que se passa com o interior do corpo humano, mas encontraram um grande problema. “Os japoneses sempre creram que a alma pode existir em qualquer elemento. Assim não temos nenhuma dúvida que um robô pode ter uma alma,” considera o professor Ishiguro."

Conheça o site do "Rússia 2045" clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário