Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Um pouco dos futuros mísseis russos


Acima o veículo aéreo hipersônico “GELA”. Esse veículo estava associado ao programa de desenvolvimento do míssil de cruzeiro hipersônico AS-X-19 'Koala' (3M25A Meteorit-A). Essa foto nos da uma ideia de como ser os novos mísseis de cruzeiro russos. 
No último dia 8 de agosto, o ministro da Defesa da Rússia, Anatoliy Eduardovich Serdyukov, revelou na imprensa russa que no final do ano a Força Aérea Russa receberia um novo míssil de cruzeiro estratégico.

Serdyukov não deu maiores detalhes sobre o novo míssil, mas a partir do que ele disse, podemos fazer algumas conjecturas:

“Desenvolvemos um novo míssil com base no ar (ele quer dizer que o míssil será lançado de uma plataforma aérea, ou seja, uma aeronave). Os primeiros lançamentos foram exitosos. Em agosto realizamos outros testes e incorporaremos aos arsenais”, disse Serdyukov.

Serdyukov disse que se trata de um míssil estratégico de cruzeiro, agregando que para este ano está planejado os testes com um outro novo míssil, um míssil hipersônico.

Com um alto grau de probabilidade podemos supor que se trata das versões da família Х-101/Х-102, desenvolvida pelo Departamento de Projetos da empresa MKB Raduga, empresa especializada na fabricação de mísseis. São mísseis de cruzeiro subsônicos de grande alcance (cerca de 5.000 km), que foram inspirados no míssil  de cruzeiro de plataforma aérea Kh-55 (Х-55).

Por seus parâmetros técnicos, os mísseis Х-101 e Х-102 poderiam ser comparados aos mísseis americanos AGM-86 ALCM e AGM-129 ACM.

A julgar por algumas informações, o X-101 está dotado com uma ogiva convencional, enquanto o X-102 leva uma ogiva nuclear. Estes mísseis serão instalados nos bombardeiros estratégicos Tupolev Tu-95 "Bear" e Tupolev Tu-160 "Blackjack". Possivelmente, também nos bombardeiros modernizados Tupolev Tu-22MZ “Backfire”.

Segundo explicava a imprensa, tanto nacional como estrangeira, Serdyukov disse que esses mísseis iriam começar a ser construídos em série e iriam integrar os arsenais da Força Aérea Russa em breve.

Na internet apareceram muitas fotos em fóruns (feitas por aficionados do tema) dos bombardeiros Tu-95 com os protótipos desses mísseis.

Até março passado, Serdyukov não informou sobre a entrega desses novos mísseis para a Força Aérea Russa.

Parece que as duas versões já foram incorporadas aos arsenais. O que deu entender pelas palavras de Serdyukov é que uma versão já foi incorporada nesta primavera (na Rússia) e que a outra versão esta em testes.

Serdyukov disse que nas próximas semanas também começariam os testes do novo míssil hipersônico.

Segundo todos os indícios, se trata de um novo míssil em sua concepção, o que a imprensa russa especializada já fazia menção ao produzirem notícias sob o nome de Circon. Se afirmava que era um míssil anti-navio. Em todo caso, parece plausível: segundo a tradição russa, costumam dar nomes de pedras (preciosa ou semipreciosas) para os mísseis de cruzeiro com base em mar. Pelo visto, esse novo míssil estará destinado a destruir porta-aviões.

Em agosto de 2011, o diretor-geral da Takticheskogo Raketnogo Vooruzheniya (OJSC Tactical Missiles), Boris Obnosov, anunciou que a entidade de sua responsabilidade começava a desenvolver um novo míssil capaz de alcançar uma velocidade de 12 ou 13 vezes a velocidade do som. Recordemos que os mísseis mais modernos da Armada Russa alcançam a velocidade de 2x ou 2,5x superior a do som.

Para ser sincero, não está claro se Obnosov se referia ao Circon ou algum outro míssil hipersônico. Atualmente, os EUA testam o protótipo Boeing X-51 (X-51 WaveRider) que já superou a velocidade do som em 5x, por isso não podemos descartar que a Takticheskogo Raketnogo Vooruzheniya esteja a desenvolver uma vasta gama de mísseis hipersônicos.

7 comentários:

  1. -
    -
    13x a velocidade do som..........chupa que é de uva X-51... rs
    -
    sorry não resisti..

    ResponderExcluir
  2. Poxa, michel, tem que admitir, não era só com os chinas que os "americansky" (como tratam os russos) deveriam estar preocupados. Acha que a capacidade militar chinesa é sobrestimada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi o teor do seu comentário, mas tudo bem. Os russos nunca deixaram de lado os EUA, para os russos os EUA sempre serão seus eternos inimigos. Em exercícios militares, os russos utilizam o símbolo do Exército Americano em seus alvos, os EUA pintam os seus caças "agressores" com pintura e o logo do VVS. Eu acho que algumas aéreas o poderio chinês é superestimado, mas o arsenal estratégico deles é bom, mas não chega aos pés dos russos.

      Excluir
  3. A tecnologia chegou em um estágio tão absurdo, que brevemente algumas armas praticamente não terão eficiência parante outras, os EUA está desenvolvendo um jato supersônico que atingira próximo dos 7.000 km/h, que se tornara praticamente impossível alcançar com os sistemas de defesa AA do momento, imagina aviões bombardeiros com esse tipo de velocidade? Nem S-300 dará conta. Agpra ninguém se iluda o que Rússia desenvolver em capacidade supersônica a tendência é os EUA no mínimo desenvolver igual ou até superior.
    http://portuguese.ruvr.ru/2012_08_15/eua-testam-jato-supersonico/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você pesquisar bem, saberás que a Rússia começou a desenvolver tecnologias hipersônica para seus mísseis bem antes dos EUA, logo, não creio que os EUA estarão na vanguarda dessa tecnologia. Até mesmo porque, a Rússia, como o texto diz, pode estar desenvolvendo um míssil de cruzeiro beeeeeeeeeeeeeeeeem mais rápido que os EUA. Por falar nos EUA, eles nunca tiveram um míssil de cruzeiro se quer supersônico. Os já desenvolveram alguns mísseis desse tipo.

      Sobre o que você falou do S-300, não se esqueça que a Rússia não vai modernizar mais esse SAM porque o S-400 já está operacional e pode abater alvos hipersônicos. O S-400 não possuí análogos no mundo. E olha que os russos já desenvolvem o S-500.

      Excluir
    2. Michel, sabe alguma coisa sobre o S-1000?

      Excluir
    3. Se trata de um SAM, não existe isso não.

      Excluir