Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ORSIS SE T-5000: O rifle mais preciso da Rússia


ORSIS SE T-5000
A linha de rifles de precisão da empresa privada russa ORSIS, com sede em Moscou, é uma das mais modernas armas leves da Federação Russa, se não as mais modernas.

A empresa ORSIS tem cerca de 2 anos de existência e, é tocada por alguns atiradores russos renomados. Eles são apoiados por funcionários altamente capacidades e por um maquinário moderno que até pouco tempo atrás era só possível ser encontrado na Rússia, na fábrica da própria ORSIS. A empresa oferece uma boa gama de rifles de precisão, todos operando no sistema de “bolt action”. Apesar de ter dois modelos voltados para o uso militar, a produção da ORSIS até o presente momento é destinada aos atiradores esportivos e aos caçadores.

Deve se notar que TODOS os componentes d ORSIS são fabricados na Rússia, nada é importado, desde o ferrolho, parafusos, ações de disparos, culatra de aço, cano, bem como todos os outros componentes, sejam eles de alumínio ou de madeira.

Até agora os rifles da ORSIS de produção inicial vem apresentando uma excelente precisão. Os rifles da ORSIS tem em média precisão de 0,5 MOA, o que credencia os rifles da empresa russa competir com os melhores rifles da atualidade. Para efeito de comparação, os melhores rifles da atualidade tem entre 0,5-1 MOA a 100m, os rifles da ORSIS consegue tem 0,5 MOA a 300 metros. Ademais, a ORSIS já conseguiu resultados melhores, mas ainda não é padrão dos rifles.

A ORSIS, por ter se propor a fazer as melhores armas da Rússia e colocar em prática isso, conseguiu chamar a atenção do governo russo. Eu particularmente já vi dois modelos em especial sendo testados por tropas do Ministério da Defesa da Rússia, caso do ORSIS SE T-5000 e o ORSIS SE Alpine.

O ORSIS SE T-5000 como foi dito foi projetado as bases do mecanismo “bolt action”. O rifle é construído com aço usinado inoxidável de altíssima qualidade. O ORSIS SE T-5000 pode ser encontrado em versões de 3 calibres diferentes: .308 Winchester (7.62x51mm), .300 Winchester Magnum e .338 Lapua Magnum (8.6x70mm ou 8.58x70mm). Os canos desenvolvidos pela ORSIS são especiais, todos em estado-de-arte fabricados as bases de equipamentos CNC.

O  ORSIS SE T-5000 pode ser customizado ao gosto do operador. O sistema de disparo é integralmente russo. A pressão do gatilho pode ser ajustada entre 500 e 900 gramas, ou entre 1000 a 1500 gramas. Todos os outros parâmetros críticos, caso do “trigger overtravel”, pode ser ajustado.

O ORSIS SE T-5000 é externamente seguro. Na parte de trás do ferrolho é possível “deixar” a arma em três modos: “Disparo”, “Seguro” e “Seguro – parafuso bloqueado”.

O ORSIS SE T-5000 tem capacidade para 5 ou 10 disparos. O carregador padrão do ORSIS SE T-5000 é fabricado com alumínio ou com “roupagem de vidro”.

O ORSIS SE T-5000 tem uma coronha especial, a qual permite um tiro suave e preciso.

O ORSIS SE T-5000 ao contrário dos rifles tradicionais, não está equipado com uma mira de ferro, o que eu acho ruim. Se a mira óptica der problema, como o atirador irá ser virar para disparar o rifle? Entretanto, o ORSIS SE T-5000 é dotado de um “trilho tático” padrão Mil-Std 1913, o que permite a instalação de uma vasta gama de acessórios, caso de miras ópticas, tanto diurnas como noturnas.

O ORSIS SE T-5000 pode receber um bipé tático e bandoleira.

Infelizmente não se tem maiores detalhes sobre os rifles da ORSIS, somente informações básicas. Resolvi escrever esse post para o amigo Jimmy, pessoa que religiosamente acessa esse blog para se informar. Eles me perguntou em outro post se a Rússia tinha algum rifle do gabarito dos rifles da Accuracy International, empresa renomada e especializada em desenvolver rifles de precisão. Eu, erroneamente respondi ao Jimmy que a Rússia não tinha rifles do mesmo nível que os melhores rifles ocidentais. No entanto, eu tinha me esquecido dessa nova empresa russa que faz rifles de excelente qualidade.

Para finalizar, eu gostaria de dizer que os rifles da ORSIS são 4x mais precisos que o lendário SVD Dragunov.

Durante o 11th Police and Military Sniper World Cup (a maior competição de atiradores de elite do mundo), que aconteceu em junho, em Budapeste, Hungria, o Spetsgruppa A (Alpha Group) da agência de inteligência interna da Rússia, conseguiu o primeiro e o segundo lugar na competição de atirador individual e logrou ascender o primeiro lugar da competição por equipes com o rifle ORSIS SE T-5000.

2 comentários:

  1. Optimo post miche, eu tb conhecia o orsis t-5000 e devia ter evisado quando vi o seu comentario. Sei que este rifle foi elogiado pelos alemães, pelo que pesquisei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço esse rifle desde que ele foi apresentado à imprensa russa. Eu tinha um link sobre um artigo sobre o ORSIS SE T-5000, passei para um amigo, mas esqueci de traduzir e postar no blog à época.

      O ORSIS SE T-5000 não elogiado pelos alemães, mas sim o rifle causou um frisson na IWA & OutdoorClassics 2011, que aconteceu em Nuremberg.

      Excluir