Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Confidente de Putin diz que a Rússia e o Ocidente estão se afastando


Em entrevista à Spiegel, Vladimir Yukanin, confidente do presidente russo, Vladimir Putin, defende as entregas de armas da Rússia ao ditador Bashar Assad e acusa o Ocidente de provocar um confronto.

Vladimir Yukanin
Spiegel: Você foi o iniciador do Fórum Mundial Público “Diálogo de Civilizações”. Qual é o estado atual das relações entre a Rússia e o Ocidente? 
Vladimir Yakunin: Nós estamos num beco sem saída. Ao mesmo tempo, enfrentamos muitos problemas em comum. A ordem mundial da forma como conhecíamos está ruindo. Durante a Guerra Fria, às vezes estivemos à beira de uma guerra nuclear. O equilíbrio do terror garantia uma certa estabilidade – e fomos capazes de evitar uma grande guerra. Mas o mundo de hoje não é menos perigoso, como mostra o conflito ao longo da fronteira sírio-turca.  

Spiegel: O que precisa ser feito?
Yakunin: A guerra deve ser evitada a todo custo. A Rússia é contra qualquer tipo de uso de força externa. Dizemos isso particularmente em relação à Síria. Também dissemos isso no período que antecedeu a invasão do Iraque em 2003 – na época, junto com a Alemanha e a França. Hoje sabemos que o argumento das armas de destruição em massa foi utilizado apenas como um pretexto, uma mentira norte-americana contada no mais alto nível do Estado e apresentado diante da ONU.

Spiegel: O apoio da Rússia à Síria não se baseia no fato de que o país é um parceiro tradicional do Kremlin?
Yakunin: É baseado no fato de que a Rússia tem um bom conhecimento do Oriente Médio. Acreditamos que  Bashar Assad ainda é apoiado por uma maioria da população. E sabemos que os oponentes de Assad estão sendo armados por forças externas.

Spiegel: Um avião que ia de Moscou para Damasco supostamente carregando de equipamentos militares foi forçado a pousar na Turquia. E Assad está lutando contra seus oponentes com helicópteros e artilharia pesada que obteve da Rússia. Isso não é verdade?
Yakunin: Você não deve comparar as duas coisas. Rússia entregou armas – e isso aconteceu com base em contratos há muito tempo existentes – para o governo legítimo da Síria, reconhecido internacionalmente. Mas o que o Ocidente quer é uma mudança de regime, a queda deste governo. Eu não tenho conhecimento concreto sobre o incidente da aeronave na Turquia.

Spiegel: Você não está preocupado com as violações aos direitos humanos cometidas pelo regime Assad?
Yakunin: A democratização do Oriente Médio, que é difundida pelo Ocidente, leva a um aumento de influência dos islamitas, que já haviam sido confinados às margens da sociedade.

Spiegel: Mas foram os anos de opressão que permitiram que os islamitas se tornassem uma força tão grande antes de mais nada.
Yakunin: Mas isso não justifica ataques externos. Nas mentes de muitos políticos ocidentais, intervenções militares e ataques aéreos parecem ter se tornado ferramentas políticas legítimas desde os ataques da Otan contra a Iugoslávia durante a década de 1990. É assim que eles pretendem alinhar todos os que não compartilham da visão ocidental de democratização da sociedade e da liberalização da economia. O cofundador do nosso Diálogo de Civilizações, o filósofo indiano Jagdish Karpur, que morreu há dois anos, falava de um consumismo que alguns estados claramente querem impor pela força das armas. Mas não há futuro para esse tipo de globalização.

Spiegel: Ele insinuou que as guerras recentes foram travadas principalmente por causa de interesses econômicos. Você negaria, todavia, que o ex-líder líbio Muammar Gadaffi, por exemplo, era um tirano brutal?                                                                                                              
Yakunin: Com quem a França ou a Itália há muito tempo tinham as melhores relações. O Ocidente tem duas medidas. Veja a Arábia Saudita – ela é de fato uma democracia maravilhosa no sentido ocidental? Mas o silêncio prevalece porque o país é um importante aliado do Ocidente. O Ocidente quer desenhar um novo mapa do mundo, mas nem sequer reconhece que ao fazer isso está criando circunstâncias que já estão se voltando contra ele.    

4 comentários:

  1. Esse cara falou toda verdade.Os EUA e a Europa querem impor uma democracia baseada os ideais deles para o Oriente Médio. Para isso usam argumentos mais ridículo possível.
    Ficam dizendo que Assad está massacrando seu próprio povo, mas na verdade são terroristas pagas para lutar na Síria, financiado por EUA, OTAn, Arabia Sadudita e Israel. Eles querem derrubar o Assad de qualquer jeito.


    Hugo Araujo

    ResponderExcluir
  2. Bom como podemos notar, Russia e China, 2° e 3° potencias militares do planeta respectivamente, acordaram para as PRETENSÕES nada ortodoxas dos EUA/OTAN, e já começam a se impor frente a essas pretensões, pois notaram que a intenção dos EUA é cercar as únicas potencias que podem se impor a suas pretensões.

    A china está lançado ao mar novos vasos de guerra ao mar quase que mensalmente, estão lançando uma nova fragata ao mar de 6 em 6 meses, fora submarinos nucleares estratégicos, caças 5 G, helis de ataque puros, claro isso é o que eles querem que vejamos, mais com certeza os maiores avanços chineses estão escondidos a 7 chaves, esses se armão em ritmo de guerra.
    A Russia já se desligou do programa para destruição de armas nucleares com os EUA, e estão avisando que iram tomar serias medidas contra os escudo anti misseis, esses se mexem mais lentamente pois possuem menos dinheiro, mais não estão parados, podemos ver pelo mistral, e planos para 2 novos porta aviões nucleares, a intenção de voltar a construir fragatas, destróiers e cruzadores nucleares, e a instalação de radares e misseis na fronteira com a Europa.

    Isso é o que podemos ver de longe, vamos ver o que Russia e China iram fazer para defender seus aliados Síria e Irã, sei que como a Russia não forneceu o S-300 para o Irã, a China forneceu sistemas anti aéreos de origem chinesa ao Irã, com certeza não Iram fazer nada declarado, mais provavelmente já estão atuando por baixo dos panos, afinal agora notarão que eles também estão na mira do chifrudo. rsrsrs

    Vamos ver como isso ira terminar...

    Minhã opinião é claro.

    ResponderExcluir
  3. Sr. Vladimir Yakunin, o Sr. está com cara do se. Suslov moderno
    1ª pergunta: Há tempos, c/a entrega da URSS, p/ traidor da humanidade=Mikhail Gorbachev aos EUA, os ditadores=presidentes americanos puderam mostrar ao mundo o tamanho de suas garras, viraram Donos do Mundo. Como ñ havia mais ninguém contra, os achaques as riquezas dos mais fracos passaram a ser ostensivas, c/chantagens e ameaças de intervenções veladas. Os EUA-OTAN-IV Reich=iSSrael intimidaram a todos q ñ tinham/tenham bombas A.
    2ª pergunta: Me desculpe, mas só dessa forma q Ocidente Maravilha entende as coisas; na marra=porrada=meios militares ... . TODAS as Intervenções da Quadrilha, NUNCA, NUNCA, NUNCA acabaram em PAZ, só desgraças e sempre c/a Quadrilha sair correndo c/as calças nas mãos. Ex: Coréia/Somália/Líbano/Iraq/Afg e ainda ñ acabaram as desgraças como GAZA/CISJORDÂNIA/KOSOVO/ ... . Tem q usar a força SIM!
    3ª pergunta: Não precisa justificar o apoio da RÚSSIA e CHINA a SÍRIA. Vamos lá: Qdo a Quadrilha envia a Boneca Vislumbrada=Tia Hilária aos amiguinhos DEMOCRATAS: ARÁBIA MALDITA=QATAR=OMÃ=KWUAIT=BAHREIN=EAU=YÊMEN é p/saber como estão os vagabundos=rebeldes=mercenários, satélites, logística ... e p/não resolver problemas externos dessa envergadura. Qdo a coisa é séria vai o Sr. Patetta, ou então o pessoal da CIA. Portanto o negócio é derrubar o Assad na porrada (= ex-Líbia) p/depois tomarem conta da Síria, fechar a base da Rússia de Tartus e ACABAR c/o IRÃ.
    4ª pergunta: É coisa da CIA para AFRONTAR a RÚSSIA e a SÍRIA ao mesmo tempo, ou será q o FSB/GRU ñ sabiam disso? Por acaso a RÚSSIA vai dar o troco? Já não bastam até o Coronel russo, extraditado (Malásia), julgado e preso q serviu p/degradar as forças armadas russas e vcs ñ mexeram uma palha p/impedir essa extradição, só ficaram e ainda estão no discurso. Pq interceptam navios da C do Norte/Irã/Rússia (o caso na Escócia) com armamentos e a RÚSSIA, deles nada! Como? Será q é preciso vcs tomarem chá de MACHO? Qdo algum navio/avião ocidental foi vistoriado com carregamento de armas p/iSSrael=democracias árabes ... etc. Qdo? Qdo? Pq ñ acontece nada!
    5ª pergunta: Pq o Sr. aceita essa pergunta? Se fosse eu, XINGARIA o repórter e ou então o agrediria, pois quem tem nas costas: Guantânamo/Abu Grabi/Faluja/Genin/Baghram/650.000 mortos no Iraq/Bombardeios de civis no Paquistão/Prisões Clandestinas da CIA/Prisões em Navios USNavy em águas internacionais/assassinatos de Palestinos/Gaza/Cisjordânia/ex-Líbia/ .... (ñ para). Como cobrar alguma coisa da RÚSSIA em relação ao ASSAD? Como? Onde estão os TPI’s da ONU? Só julgam quem lhes convém? Porrada no repórter, se possível, pq ele contar aos chefinho q ninguém é tão idiota qto pensam.
    6ª pergunta: Opressão? Opressão, não! ROUBO do óleo árabe começando p/Inglaterra. As fronteiras dos países árabes foram feitas de acordo com interesses econômicos ingleses, ñ respeitando nada ( fizeram a mesma coisa na ÁFRICA, ñ respeitaram NADA! Taí a África hoje q ñ deixam dúvidas!) Azar p/as etnias/tribos.... etc. Ex: Aquela área entre o Kwuait e Arábia Maldita q disputam na fronteira, foi o q? Quem fez aquela divisão? Quem colocou essa maldita família p/governar a Arábia Maldita? Quem? Foram os INGLESES, e ái, onde está a DEMOCRACIA? Perguntaram alguma coisa a alguém? Pq toda grana árabe sempre esteve no Banco da Inglaterra? E o povo! Q povo q nada! OPRESSÃO!
    7ª pergunta: Kadafi?! Quem bancou a campanha política dos Sarkösy=50 milhões de euros? Kadafi! Quem vendia óleo barato p/a ITÁLIA? Quem bancava os estudantes líbios nas universidades dos EUA, a peso de ouro? Onde estão os depósitos de 40 bilhões de dólares da Líbia em bancos dos EUA, p/financiamento de estudantes? ROUBARAM! Quem mandou matar o Kadafi? Foi o Sarkösy ou foi o SOMEBODY LOVE=Obama na sua famosa KIL LIST. Engraçado q a morte do Kadafi veio logo após ele ter oferecido a Rússia a construção de base na ex-Líbia. Kadafi sanguinário?! Como?! Ou será q esse repórter tapado ñ sabe o q é GAZA/CISJORDÃNIA e/ou qq PRISÂO do EXÉCITO DE iSSrael=IV Reich. Contem p/o repórter o número de crianças Palestinas PRESAS.

    ResponderExcluir