Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Der Spiegel: Egito pode voltar a ser ditadura, diz Nobel da Paz

Mohamed ElBaradei

Na semana passada, o presidente do Egito, Mohammed Mursi, concedeu a si mesmo amplos novos poderes, uma medida que provocou enorme reação. Em uma entrevista para a “Spiegel”, o ganhador do Nobel, Mohamed ElBaradei, argumenta que a medida ameaça colocar o Egito sob uma ditadura.

Spiegel - O presidente egípcio Mohammed Mursi concedeu a si mesmo amplos novos poderes na semana passada. Trata-se de um golpe?
ElBaradei - Ele concedeu poder total para si mesmo. Nem mesmo os faraós tinham tanta autoridade, muito menos seu antecessor, Hosni Mubarak. Isso é uma catástrofe –é um escárnio da revolução que o levou ao poder e um ato que leva uma pessoa a temer pelo pior.

Spiegel - O senhor é amplamente considerado diplomático e equilibrado. Por que sua reação agora é tão dramática? Um dos líderes da Irmandade Muçulmana disse que os novos poderes só vigorarão até a aprovação da nova Constituição.
ElBaradei - Nós temos que vê-los no contexto de quase dois anos de transição. Nós não temos um Parlamento funcional e meses atrás Mursi assumiu as funções legislativas. Agora ele decidiu que não deve haver oposição às leis que ele cria e que ele está autorizado a aprovar qualquer medida de segurança nacional. É difícil ser mais absolutista do que isso. E a convenção constitucional –que grupo lamentável; ela ameaça nos enviar de volta ao período mais sombrio da Idade Média.

Spiegel - Quase todos os membros liberais e cristãos da comissão constitucional se retiraram. Por que isso?
ElBaradei - Porque todos nós tememos que a Irmandade Muçulmana aprove um documento com tons islamitas, que marginalize os direitos das mulheres e das minorias religiosas. Quem faz parte desse grupo? Uma pessoa que deseja proibir música, porque ela supostamente é contra a lei Sharia; outra que nega o Holocausto; outra que condena abertamente a democracia.

Spiegel - O senhor acredita que o Egito está a caminho de se tornar novamente uma ditadura. Mas Mursi foi legalmente eleito e a Irmandade Muçulmana tem a maioria.
ElBaradei - A Irmandade Muçulmana recebeu seus votos sob circunstâncias dúbias. O país está dividido. Se as forças moderadas não mais tiverem voz, uma guerra civil ameaça estourar no Egito. Eu temo isso. E temo que este governo incompetente arruíne a economia.

Spiegel - A Primavera Árabe já fracassou no Egito?
ElBaradei - Eu não acredito nisso. Eu luto contra isso. Em abril, eu fundei o Partido da Constituição. Juntamente com os social-democratas e todos os poderes liberais, nós nos uniremos contra os islamitas. Nós ainda temos uma chance e não devemos desperdiçar o despertar; isso seria uma tragédia. Os jovens querem uma maior liberdade pessoal e melhores empregos. Eles querem uma palavra clara do Ocidente contra Mursi. Se os americanos e europeus realmente acreditam nos valores que sempre pregaram, então eles devem nos ajudar a pressionar Mursi.

Spiegel - O senhor apoiaria um congelamento da ajuda americana ao Egito?
ElBaradei - Eu não posso imaginar que alguém com princípios democráticos possa apoiar um regime desses a longo prazo. Nós não queremos repetir o barbarismo da Revolução Francesa.

Um comentário:

  1. Sr. El Baradei nao percebeu q o pessoal da CIA nao sai do Egito, vamos diga a verdade! Pq serah q os EUA/iSSrael estao calados? E a OTAN? Pregam democracia na Siria e ditadura na Arabia Maudita e sua turma. Sr. Baradei, penso q nao esqueceu q o sr. Patteta foi rapidinho ao Egito p/impedir a tal Primavera (primeiro verao), pois a grana corre solta. Sr Baradei aliados q mataram 200.000 pesoas na ex-Libia e nao kerem investigados, claro q vao transformar mais vez o Egito em paiseco democrata = Arabia Maudita=Oma=Qatar=Yemen=Kwait=EAU=Bahrein, nao se iluda! A Senhor sabe tambem q o EGITO sempre foi o pais Intelectual do mundo arabe, ou seja, onde vai o EGITO vai o RESTO! Boa sorte.

    ResponderExcluir