Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Submarinos nucleares de ataque russos da classe Yasen podem destruir alvos costeiros há 1.400 km


Os submarinos nucleares de ataque russos do Projeto 885 Yasen poderão destruir objetivos costeiros a uma distância de 1.400 km, quase o quíntuplo em comparação com os modelos do atual arsenal, afirmou hoje o comandante da Armada Russa, o almirante Viktor Viktorovich Chirkov.

O almirante recordou que o “submarino Severodvinsk realizou em 23 de novembro passado o primeiro lançamento de testes em posição submergida: seu sistema Kalibr disparou um míssil a uma distância máxima, contra um alvo costeiro situado há 1.400 km”.

O submarino nuclear de ataque K-329 Severodvinsk, submarino insígnia do Projeto 855 Yasen, deve ser incorporado à Armada Russa em 2013. A Rússia espera construir 8 submarinos dessa classe nos próximos anos.

O K-329 Severodvinsk desloca 8.600/13.00 toneladas, tem 119 metros de comprimento, 13,5 de largura e 9,4 de altura. Um submarino da classe Yasen pode desenvolver uma velocidade máxima de 16/31 nós e mergulhar a uma profundidade de 600 metros. Sua tripulação é composto por 90 homens, incluindo 32 oficiais. As armas de bordo incluem mísseis de cruzeiro de longo alcance Kalibr, P-800 Oniks ou RK-55 Granat, torpedos, torpedos-foguetes e minas.

8 comentários:

  1. Mais uma vez como disse o Michel, os russos provam a sua superioridade em submarinos nucleares. Só falta os convencionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certeza que a Rússia não é uma referência em submarinos convencionais?

      O que dizer da classe Zulu? O que dizer da classe Foxtrot? O que falar da classe Tango? O que falar da classe Kilo? Por falar em classe Kilo, a Rússia pensou que iria só construir 12, mas no final das contas construiu 49. O problema é que os operadores de submarinos russos estão demorando muito para "precionar" a Rússia a construir novos submarinos, veja que o caso do Vietnã e Argélia, ordenando a construção de submarinos dessa classe. Devemos lembrar que a Rússia sempre modernizou e modificou essa classe de submarinos para fazer frente aos análogos ocidentais.

      Não se esqueça da classe Amur 1650 e classe S1000, uma joint-venture entre a Rússia e Itália para a Índia.

      Excluir
    2. pois mas e o os type 209 e 214, falam tanto que sao os melhores (os conheço os submarinos que voçê exemplificou e sei que eles sao dos melhores, mas ha muita jente que diz que o type 214 é o melhor (pode até ser verdade)). O type 214 tem muita superioridade sobre o amur 1650?

      Excluir
    3. O Type 214 não é o melhor submarino do mundo, pois ele é a versão de exportação do Type 212 alemão. O Type 212 teve alguns problemas, mas acho que foram sanados. Eu acho ele o melhor submarino do mundo por causa da eletrônica embarcada. O que falta aos russos é uma melhor eletrônica, pois eles deram uma parada no tempo. Eu acho que se o Amur 1650 realmente sair do papel, ele será o melhor submarino do mundo, pois todos nós sabemos que os russos tem as mais poderosas armas navais. Só que nenhum país do mundo tem um sistema de defesa de submarino igual os alemães tem, o IDAS (Interactive Defence and Attack system for Submarines). O IDAS pode abater aeronaves ASW inimigas. O problema dos russos é que os alemães e francês estão muito avançados em projetos de futuros submarinos, a Alemanha, por exemplo, já tem o conceito do Type 216, já os franceses já tem o conceito do SMX-25.

      Excluir
    4. Eu por acaso nao sei qual o estado de electronica dos russos, só sei que muitos dos equipamentos que eles têm ja vêm com boa electrónica como telas sensiveis ao toque e sensores avançados. Ja recuperaram muito do atraso. O S1000 é um melhoramento do amur-1650?

      Excluir
    5. Não, o S1000 é um projeto novo.

      Excluir
    6. -
      -
      dias desses estava lendo sobre o minissubmarino nuclear russo .. AS-12 Locharik (micro com 60m de cumprimento...rs)
      -
      e que tem de interessante sobre ele...
      -
      bem tem a capacidade de descer a 3km de profundidade levando 25 pessoas...
      -
      dizem que foi feito para levar torpedos termonuclear (T-15 calibre 1555 mm) que seriam explodidos na costa dos EUA ... em uma profundidade de 6km... para gerar tsunamis devastadores.
      -
      XTREME

      Excluir
    7. O nome correto para nós é “Losharik”.

      Minhas fontes disse que a Rússia irá construir uma nova classe de submarinos para recolher amostras geológicas do Ártico.

      Excluir