Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Coreia do Norte planeja novos testes nucleares com alvo nos EUA


Anúncio do governo norte-coreano foi feito um dia após a ONU ter acordado novas sanções contra o país

A Coreia do Norte anunciou nesta quinta-feira que deverá realizar novos testes de foguetes e testes nucleares que teriam como alvo os Estados Unidos, elevando radicalmente as ameaças contra os americanos.

- Os foguetes de satélites e os mísseis de longo alcance continuarão a ser lançados, e um teste nuclear que iremos realizar terá como alvo nosso pior inimigo, os Estados Unidos - disse o líder da Comissão de Defesa da Coreia do Norte à agência estatal KCNA. - Nosso satélites pacíficos continuarão a ser lançados sem interrupção, por nossa luta nacional para defender o direito da autodefesa - diz o comunicado.

Ainda segundo o governo norte-coreano, o novo teste nuclear já está pronto e pode ser realizado “quando o líder Kim Jong-un quiser”. Se o país der continuidade a seus planos, será o terceiro ensaio nuclear confirmado da Coreia do Norte, depois de dois lançamentos em 2006 e 2009, seguidos de uma série de sanções da ONU.

Em resposta, o enviado especial dos EUA à Coreia do Norte, Glyn Davies, emitiu uma nota nesta quinta-feira alertando a Coreia do Norte a não realizar qualquer outro teste nuclear, reforçando que seria um “erro e uma oportunidade perdida”.

A China, principal aliado político e econômico da Coreia do Norte, também demonstrou preocupação com os planos de testes. Em comunicado divulgado pelo porta-voz do Ministério do Exterior, Hong Lei, Pequim pediu que todas as partes envolvidas nas tensões se abstenham de realizar “ações que possam agravar a situação na região”.

A declaração do alto comando militar norte-coreano foi feita um dia depois de o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas ter acordado sobre uma resolução patrocinada pelos EUA para censurar e sancionar a Coreia do Norte pelo lançamento de foguetes, realizado em dezembro, que infringiram as regras da ONU.

Analistas especulam que a Coreia do Norte pode escolher realizar seu teste já em fevereiro. Uma hipótese é que Pyongyang faça o ensaio coincidir com o aniversário do falecido líder Kim Jong-il, em 16 de fevereiro.

Um comentário:

  1. Testar nos EUA quer dizer exatamente o que amigos?

    Lançar bombas nucleares PERTO dos EUA ou NOS EUA?

    ResponderExcluir