Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Irã arma ilegalmente conflitos africanos

Foguete iraniano 

Os primeiros indícios apareceram no Quênia, em Uganda e no atual Sudão do Sul. Um pesquisador britânico que pesquisava munições usadas por forças governamentais e milícias civis em 2006 encontrou cartuchos do rifle Kalachnikov que ele nunca havia visto. A munição não tinha código de fábrica, num sinal de que o produtor queria evitar ser identificado.

Nos dois anos seguintes, outros pesquisadores passaram a encontrar cartuchos idênticos no conflito étnico de Darfur. Uma munição semelhante então apareceu em 2009 num estádio de Conacri, na Guiné, onde soldados alvejaram manifestantes antigoverno, matando mais de 150 deles.

Durante seis anos, um grupo de pesquisadores independentes que estudava o tráfico de armas empenhou-se em localizar a fonte dos cartuchos misteriosos.

Trocando informações de quatro continentes, eles concluíram que alguém vinha discretamente canalizando munições de rifles e metralhadoras para regiões de conflitos prolongados. A conclusão da investigação trouxe uma surpresa. O fabricante era o Irã.

O Irã tem uma indústria bélica militar bem desenvolvida, mas não exporta suas armas em quantidades que rivalizem com pesos pesados como os EUA, a Rússia, a China e vários países europeus.

Neste caso, porém, o destino escolhido para as exportações era significativo. Embora a munição para armas pequenas desperte menos atenção do que as armas estratégicas ou armas que motivam condenação internacional, como minas terrestres e bombas de fragmentação, ela é um ingrediente básico para a violência organizada e está envolvida em incontáveis mortes a cada ano e a cada guerra.

Nos últimos anos, embora o Irã tenha enfrentado escrutínio internacional por causa de seu programa nuclear e por patrocinar prepostos em todo o Oriente Médio, sua produção estatal de munição foi distribuída por redes secretas para uma longa lista de combatentes, incluindo regiões sob embargo armamentista da ONU.

A trilha de indícios descoberta durante as investigações incluía cartuchos iranianos em posse de rebeldes na Costa do Marfim, de tropas federais na República Democrática do Congo, do Taleban no Afeganistão e de grupos no Níger afiliados à Al Qaeda no Magreb Islâmico. A munição esteve vinculada a exemplos espetaculares de violência patrocinada pelo Estado, e a grupos armados ligados ao terrorismo -tudo isso sem chamar muita atenção nem levar à identificação do fabricante.

A munição, compatível com as mais abundantes armas de fogo do planeta, foi documentada principalmente na África, onde os pesquisadores concluíram que quantidades incalculáveis tenham sido fornecidas aos governos da Guiné, do Quênia, da Costa do Marfim e, sugerem os indícios, do Sudão.

De lá, ela viajava para muitos dos lugares mais voláteis do continente, tornando-se um instrumento de violência em algumas das guerras mais terríveis e dos regimes mais brutais da África. Embora a ampla redistribuição dentro da África possa ser obra de governos africanos, a mesma munição foi encontrada em outros lugares, inclusive em um arsenal de insurgentes no Iraque e num navio interceptado na direção da Faixa de Gaza.

O papel do Irã em fornecer armas a aliados e a quem combate seus inimigos já foi compreendido em termos amplos há muito tempo. Algumas dessas práticas foram relatadas recentemente na transferência de mísseis Fajr 5 para Gaza. Mas o crescente rastro de exportações de munições para armas pequenas levantou dúvidas sobre o papel do Irã no obscuro comércio de munição.

"Se você me perguntasse há não muito tempo qual era o papel do Irã no tráfico de munição para armas pequenas rumo à África, eu teria dito que 'não muito'", afirmou James Bevan, ex-investigador da ONU que desde 2011 dirige a Conflict Armament Research, empresa privada com sede no Reino Unido que identifica e monitora armas convencionais. "Isso está mudando."

A investigação também demonstrou a relativa facilidade com que armas e munições transitam pelo mundo, uma característica do comércio bélico que pode explicar em parte como o Irã burlou o escrutínio dos governos e organizações internacionais que tentam restringir suas vendas armamentistas.

Por que o Irã entrou nesse mercado não está claro, mas mesmo sem isso haveria munição disponível. Bevan disse que a busca por lucro e um esforço do Irã para angariar influência na África podem explicar as exportações.

12 comentários:

  1. O Armamento dos EUA , China , Israel e Rússia pode ser encontrado em qualquer lugar do mundo. Mas armamento Iraniano quando é encontrado é considerado crime? Será que os EUA acham que só quem é aliado dele que pode vender armas?
    A guerra na Síria é financiado pelos EUA e seus lacaios do Oriente Médio. Os EUA acham qualquer argumentado ridículo para prejudicar e condenar o Irã. Responsabilização o Irã por todos os males que acontecem.


    ED

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um erro não pode ser usado para justificar um outro.

      O Irã está errado, isto é fato!

      O texto fala do Irã, não da China, EUA, Rússia...

      Excluir
    2. po se for assim está errado os eua fazer um embargo ao irã pois assim vários iranianos morrem já que um erro não justifica o outro..

      Excluir
    3. tem que se levar em consideração que o simples fato de se fabricar um cartucho de munição sem a identificação do fabricante e origem ja demonstra claramente a má fé do sujeito em emprega-lo da forma mais inescrupulosa possível
      Nenhum fabricante faz isso,

      Excluir
  2. Vivemos num mundo cheio de mercadores da morte

    ResponderExcluir
  3. A matéria é muita boa, é do Chivers,não, ele tem um livro que demostra a persistência das armas automáticas e como ela mudou a face dos conflitos.

    Outro dia tinha a foto de um rifle Vz.52 ainda utilizado em conflitos, são estudos importantes para se entender os conflitos e até traçar as rotas de contrabando que abastecem-os.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é do Christopher John Chivers.

      Sobre o vz. 52: Ele ainda é usado na Síria e pela policia egípcia.

      Excluir
    2. das vezes que estive não vi, o padrão que me lembro para polícia era este aqui http://www.flickr.com/photos/walkerdawson/2589832850

      PS: acredito que esta foto foi tirada no fim dezembro até metade de janeiro por causa do casaco.

      Excluir
    3. Eu cheguei a ver policias egípcios usando o vz. 52 e o SVT-40 para repelir os protestos na Primavera Árabe.

      Excluir
    4. eu nem sou tão bom para identificar armas, se vi fotos eu confundi com o rifle hakim ou seu derivado a carabina rasheed. Mas, o resultado para quem tomou tiro foi o mesmo.

      Excluir
  4. Admiro os Estados Unidos por suas Incontáveis realizações,da ciência a cultura e o bem estar do seu povo. Mas rejeito tudo mais, como a hipocrisia a falsa moral o tendenciosismo o puritanismo. Tudo aquilo que e´comum numa nação que se acha a dona da verdade e detentora do direito divino de julgar os outros. Como pode uma nação querer impedir que que outra desenvolva armas nucleares sendo ela a unica no planeta que já utilizou para exterminar civis inocentes,e que estava decidida a fazer de novo caso a União Soviética não tivesse concluído sua arma a tempo?, ou querer evitar a proliferação de armas sendo ela o maior exportadora de armas do planeta?. Não acho anormal que uma nação defenda seus interesses a qualquer custo. Mas querer convencer o mundo que são a luz que afasta as trevas de um mundo bárbaro é menosprezar a nossa inteligencia.

    ResponderExcluir
  5. Essas acusações, sem qualquer prova, representam mais um capítulo na guerra midiática que tem sido travada pelos sionistas/americanos contra o governo do Irã. A máquina de propaganda anti-iraniana não para, seu trabalho é incessante. Não importa onde haja um conflito armado, os imperialistas tentarão culpar o Irã, criando ambiente propício para mais e mais e mais sanções. Os americanos estão desesperados para enfraquecer o irã, coisa que eles não têm conseguido, já que as sanções se revelaram, até então, ineficazes, de modo que lhes resta promover o sentimento anti-iraniano (conhecido como iranofobia) para, como disse, justificar sanções adicionais.

    ResponderExcluir