Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Rússia construirá novas fragatas para combater submarinos silenciosos


O Comando da Marinha Russa começou a idealizar os requisitos de um novo navio de guerra, o qual será utilizado para combater submarinos convencionais silenciosos, como o alemão Type 212.

De acordo com a decisão do comandante da Marinha Russa, o almirante Viktor Chirkov, o novo navio deverá estar finalizado em 2017.

O base do novo navio será da fragata "Tuman", da classe Neustrashimy (Project 1154 Yastreb). Essa fragata teve seu processo de construção interrompido em 47% em 1996 e atualmente está em uma doca no estaleiro Yantar.

A Marinha Russa espera que o financiamento do novo navio saia ainda esse ano. Os requisitos desse novo navio ainda é desconhecido. Presumidamente, ele receberá os sistemas de sonar mais avançados, bem como um novo armamento anti-submarino.

O desenvolvimento dos sistemas de bordo, assim como a restruturação da Tuman está a cargo do Krylov Shipbuilding Research Institute e da 1º Centro de Pesquisas da Marinha Russa. Essas instituições são obrigadas a apresentar a documentação sobre o projeto no quarto trimestre de 2013.

É esperado que o novo navio faça parte da Frota do Báltico. No Mar Báltico, a profundidade é relativamente pequena e os países da região preferem utilizar submarinos convencionais, principalmente de origem alemã. Os submarinos alemães, além da propulsão diesel-elétrica, também são equipamentos com a tecnologia AIP, o que faz os submarinos ainda mais silenciosos, sem contar que submarinos com essa tecnologia não precisam ir até a superfície recarregar as baterias, o que os torna menos expostos.

Detecção e rastreamento de submarinos será a principal tarefa das novas fragatas.

Como já fora mencionado mais acima, a fragata Tuman começou a ser construída em 1993 e em 1996 o processo de construção fora interrompido em 47%. De acordo com algumas estimativas, o término de construção da fragata Tuman, bem como sua modernização pode ser realizada em até 2 anos.

As fragatas do Project 1154 Yastreb deslocam cerca de 4,4 toneladas, tem 129,8 metros de cumprimento, 15,6 metros de largura e 8,35 metros de calado. As fragatas podem ser armadas com dois lançadores de mísseis subsônicos Kh-35 ( AS-20 'Kayak'), sistema de mísseis antiaéreos 3K95 "Kinzhal" e canhões de artilharia 2A38 de 30mm. Além disso elas estão equipados com foguetes anti-submarinos RBU-6000 Smerch-2.

Das 7 fragatas idealizadas do Project 1154 Yastreb, apenas 3 foram finalizadas, das quais 2 prestam serviço na Frota do Báltica (Fearless e Yaroslav, o Sábio).

4 comentários:

  1. Vá q alguém construa um sub + silencioso q os deles?!?! Já estão se preparando...Estão certos. Fazendo o dever casa.E monmstrando q o U-212 são real/ os tais, mt latais...esses conhecemos sua tecnilógia.sds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai não... O Type 212 já é o submarino mais silencioso do mundo e tem um sueco que também promete brigar com o modelo alemão. Nesse quesito os russos não estão na vanguarda.

      Excluir
  2. Vc sabe q e questão de tempo até os Russos obterem a tecnologia do U-212 e fazer um melhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pára! Comentários desse tipo me irritam profundamente. Como a Rússia vai conseguir a tecnologia do Type 212, sendo que a Rússia está capengando com os Lada e Amur da vida.

      A Rússia nunca vai construir um submarino do gabarito dos que constrói a Howaldtswerke-Deutsche Werft. E quer saber? Eles estão desenvolvendo uma nova classe.

      Excluir