Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Corrigindo os erros da reportagem da Revista ISTOÉ Dinheiro


Esse post tem duas finalidades: Mostrar e corrigir os erros da reportagem “A novela dos caças”, assinada pelo “jornalista” Paulo Justus e publicada na edição 809 da revista ISTOÉ Dinheiro; E mostrar um pouco da falta de transparência dos militares brasileiros, em especial os militares da FAB.

Gostaria de salientar mais uma vez a razão que me motivou a criar esse blog. Decidi criar esse blog em junho de 2010 porque eu estava farto de ver os sites de defesa e geopolítica que eu mais estimava servir aos interesses de terceiros, muitas das vezes de empresas estrangeiras, cumprindo assim um papel desserviço de utilidade pública a toda nação brasileira. O fato de ver muitos erros de informação nos jornais, revistas e portais brasileiras, também aliei o fato de gostar ensinar como um fator preponderante para a criação do INFORMANTE. Prezando pela informação de qualidade incorruptível, o blog passou crescer mês após mês e hoje se tornou fonte diária de informação de milhares de pessoas. Por ter um compromisso com a verdade, por ter um compromisso com os meus leitores e por ter um compromisso com a República Federativa do Brasil, eu não posso me calar diante de tamanha corrupção no jornalismo e nas Forças Armadas de meu país.

Agora vamos ao que interessa, que é expor os motivos de me motivaram a escrever essas linhas:

Já tratando da reportagem mencionada mais acima, gostaria de dizer que não irei atacar a pessoa e honra do jornalista Paulo Justus. Eu, como um bom debatedor, ataco o argumento, jamais o interlocutor. No subtítulo da reportagem “A novela dos caças”, o senhor Paulo Justus diz que o caça francês Rafale é a pior opção para o Brasil. Porém o mesmo não sabe identificar o Rafale em fotos e legendou o caça francês como se fosse o caça americano F/A-18E/F Super Hornet . Só por aí percebemos que o senhor Justus não tem embasamento ainda que ínfimo do tema “aviação militar” para ousar a criticar um dos mais sensacionais e poderosos caças já construídos.

Analisando os três primeiros parágrafos da reportagem do sr. Justus, quase não pudemos aproveitar nada. Apenas colher material para uma réplica. Nesses três parágrafos atribui a um cidadão de nome Expedito Carlos Bastos, pesquisador de assuntos militares na Universidade Federal de Juiz de Fora, que a compra dos caças é política. Oras, obviamente que a aquisição de novos caças do Projeto FX-2 é uma questão política, haja vista que depende de acordos bilaterais entre governos, uma vez que licitação brasileira deixa claro vencedor tem que fazer o repasse de tecnologias para o Brasil.  Como acordariam isso sem conversas políticas de governos?

O 3º parágrafo trata de valores. Como pode alguém ousar falar de valores, se cada nova negociação os valores mudam em uma decrescente? Como alguém ou a própria SAAB, por exemplo, pode dar o preço do pacote da proposta sueco, sendo que o caça Gripen NG está em desenvolvimento e seu preço pode variar? É válido lembrar que os suecos ofereceram 2 Gripen NG pelo preço de um Rafale antes mesmo de ter um protótipo construído. A proposta francesa pode ser a mais cara, (ninguém pode afirmar isso) mas foi a França, o país que fez mais concessões e o país que faria mais investimentos no Brasil. Foi a França que prometeu a transferência de tecnologia irrestrita ao Brasil, foi a França que prometeu o mercado sul-americano para o Brasil e proporção dos 'offsets' da França que seriam investidos no Brasil seria maior do que todos os outros participantes da short-list. Só por esse aspecto podemos concluir que a oferta francesa não é a pior opção. Ainda tratado dos preços dos caças, será que o sr. Justus viu quando saiu cada F/A-18E/F Super Hornet da Austrália, comprados em 2007? Em maio de 2007, o governo australiano comprou 24 F/A-18E/F Super Hornet, aquisição essa que cada caça custo mais US$ 191 milhões. Obviamente que o preço foi inflacionado face o contrato de manutenção e suporte por 10 anos, mas quanto será que seria cada caça ao Brasil com o repasse de tecnologia e com os investimentos que a Boeing necessitaria fazer no Brasil? Será que só eu consigo enxergar que há uma falácia acerca dos valores da concorrência brasileira?

O 4º parágrafo afirma que o Rafale perdeu a preferência do governo brasileiro, em favor das ofertas dos americanos e suecos, mas pelo que eu pude observar nem EUA, nem a Suécia fizeram propostas que mudariam o favoritismo do Rafale. Eu diria que com o Celso Amorim à frente da pasta de defesa, às chances do Rafale permaneceram às mesmas.

No 5ª parágrafo novamente o sr.  Expedito Carlos Bastos. Nesse parágrafo ele menciona que o caça americano é a melhor opção para o Brasil sob a premissa que Embraer tem um acordo com a Boeing desenvolvimento de tecnologias para aumentar a segurança de procedimentos de pouso, além do compromisso de construir um centro de pesquisa em São José dos Campos (SP). Como que um ‘pesquisador’ pode falar tamanha bobagem? E daí que eles têm acordos com uma empresa privada brasileira para o desenvolvimento de tecnologias que servirão para as aeronaves civis? O senhor Expedito Carlos Bastos ainda disse que o caça americano é o mais adequado para o Brasil porque ele é ainda fabricado e isso garantiria peças de reposição para a FAB por mais 40 anos. Ué, será que o Rafale não vai voar pelos próximos 40 anos também? Por que ele não disse isso? Será que ele serve aos interesses das empresas privadas? Será que ele se corrompeu também? Será que ele ensina isso aos seus alunos? Por que ele não disse que o Rafale deu um “show” na zona de exclusão aérea na Líbia, onde um caça americano caiu em face de problemas mecânicos? Por que ele não disse que as empresas as empresas americanas Boeing e a Lockheed Martin utilizam peças chinesas em suas aeronaves, reduzindo assim a qualidade das mesmas? Por que ele não disse que o Rafale tem uma célula mais moderna que o F/A-18E/F Super Hornet e que jamais apresentou problema de fissuras em sua fuselagem?

Bom, as linhas acima trataram especificamente da porca reportagem da ISTOÉ Dinheiro, assinada pelo senhor Paulo Justus. Se você quiser saber mais sobre a concorrência dos caças brasileiras clique aqui. Abaixo eu irei descer o cacete na falta de transparência da FAB:

Por ser um cidadão que amo o Brasil e por estar respaldado pela lei de acesso a informação (Lei nº 12.527), sempre que posso eu cobro informação dos órgãos públicos, mas as Forças Armadas Brasileiras acham que estão nos tempos da ditadura, haja vista que não se prestam a sanar dúvidas ou apurar denúncias do contribuinte brasileira.

Recentemente recebi uma denúncia de que houve um esquema entre o EB e a Iveco para a fabricação da viatura blindada Guarani. Na hora eu fiquei muito irritado com a pessoa que em uma discussão mencionara tal fato. Mas curioso que eu sou, fui cobrar explicações do Exército Brasileiro, mas até agora eles não me responderam, o que deixa envolto em trevas tal assunto e que de certa forma dá razão para o denunciante. Como eu não obtive a reposta que me é garantida por lei, irei acionar o Ministério Público Federal para que eles cobrem do EB as explicações devidas.

Muita gente acha que os militares brasileiros só comentaram um erro: o cerceamento dos direitos individuais do cidadão na época da ditadura, período que eles chamam carinhosamente de “Revolução de 64”. Hoje em dia maquiam dados para mostrar que as Forças Armadas são as instituições do Estado Brasileiro com maior aceitação entre a população. Mas será que o brasileiro sabe o que se passa nos quarteis? Será que o povo tem conhecimento do abuso de poder e dos desserviços que muitos militares brasileiros prestam ao Brasil? Será que o povo sabe que um general brasileiro de nome Jorge Fraxe é investigado por montar entidade que aceitou pagar propina em troca de contrato com Ministério dos Transportes pelo CGU? Será que o povo brasileiro sabe que tem muito oficial brasileiro investigado por abuso de poder, racismo, intolerância religiosa e homofobia? Será que o povo brasileiro sabe que o comandante do Exército Brasileiro, o general Enzo Peri é acusado de alguns crimes, sendo que o mais grave é sobre fraudes em obras rodoviárias executadas pelos militares? Será que o povo brasileiro sabe que os filhos do comandante da FAB, o brigadeiro-do-ar Juniti Saito, são contratados para trabalhar em empresa que mantém negócios milionários com a Força Aérea Brasileira? Será que o povo sabe que o as festas das Forças Armadas são regadas à champagne importado, enquanto em muitos quarteis os soldados são dispensando do seus serviços por não ter rancho?

Recentemente eu pedi para a FAB incluir algumas notícias do INFORMANTE no NOTIMP (Noticiário da Imprensa) e eles me responderam que não poderiam incluir as minhas notícias porque o INFORMANTE é um blog. O curioso é que eles replicam a notícia de um blog de aviação, onde seu editor, até aonde eu sei, não tem curso de jornalismo. Eu questionei isso e estou esperando a reposta há vários dias. Será que o INFORMANTE, com sua informação de qualidade, não merecia um espaço no NOTIMP? Será INFORMANTE não tem um espaço no NOTIMP porque eu falo mal dos militares quando é preciso, que eu replico notícia dos crimes da ditatura, que eu aponto as falhas do sistema? Por que a FAB não tem pudores de postar uma reportagem com vários erros de informação, como a “A novela dos caças”, mas tem pudores em dar um espaço para uma voz verdadeira? Por que a FAB nunca postou no NOTIMP nenhuma reportagem da mídia acerca das denúncias do seu comandante? Por que a FAB não trata de emitir cartas de respostas contra os jornalistas investigativos sérios, mas nunca se pronunciou contra  denúncias que seus oficias receberam propina da SAAB?

Muito se fala que no Brasil os partidos não amam a nação e que falta políticas de estado nesse país, mas nunca se falou que as Forças Armadas Brasileiras, à exceção do Exército Brasileiro, não são comprometidas verdadeiramente com a defesa do nosso país. Vocês, militares, depuseram um dos mais promissores presidentes do país, se aliaram a um inimigo declarado da paz sob a premissa de estavam salvado o país dos “vermelhos”. Vocês massacraram o seu próprio povo que clamava por liberdade, sem falar que arruinaram com a economia do país com obras faraônicas que vocês diziam que eram para o bem do nosso país. O mal dos militares é se envolverem na política e com politicagem, por falar em politicagem, senhores oficiais da FAB,  o contrato para o fornecimento de 36 aeronaves modernas não foi assinado por conta de politicagem daqueles oficias que estão participando da licitação FX-2. Alguém que recebeu muito dinheiro da SAAB (não posso falar por falta de provas) inventou aquela estória de que o Gripen NG era o melhor caça para a nação e que o Rafale era o pior para que o Partido da Imprensa Golpista caísse matando no governo do Lula. Aliás, vocês nunca engoliram que um cara que vocês odiavam e uma ex-guerrilheira pudessem ser tonar os comandante-em-chefe das Forças Armadas, né? Uma pena que muitos dos meus compatrícios ainda não perceberam que muitos oficiais da Forças Armadas são nocivos do que sinônimos de segurança para a República Federativa do Brasil.

48 comentários:

  1. Muito bom post,principalmento ultimo paragrafo é o que está entalado na garganta de muitos continue assim.

    CH

    ResponderExcluir
  2. Falou toda verdade que ronda o FX-2 o melhor post que li até hoje sobre o assunto juro o melhor. Já o jornalista e a revista Istoé a lamentável. Quanto a FAB fica claro que lá há espectros ($$ Yankee $$) tentando a todo custo enfiar o Jurássico FA-18E Guéla abaixo da Nação sempre desconfiei do senhor (((Juniti Usaf Saito))) agora está explicado!!

    Belo trabalho Michel e já aviso vou espalhar o link do post AGORA!! pois merece

    Ass: Strike

    ResponderExcluir
  3. Excelente editorial.Post nota 10.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom este post. Esse último parágrafo foi a pá de cal nestes senhores.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Michel...vemos agora que você está do nosso lado, do povo trabalhador que ama o Brasil. Você só falou verdades, foi verdadeiro e é exatamente isso que o Brasil precisa, de varões, porque vamos passar por tempos difíceis...tentarão golpear a Democracia Brasileira através de um golpe de Estado como aconteceu no Paraquai, Hunduras, Líbia, Iraque,etc; e precisamos de homens assim destemidos e corajosos e que amam o seu País. Estão unidos neste golpe o PIG, o STF e a direita (grupos covardes remanescentes de 64). Haverá derramamento de sangue e o resultado só se dará depois que a guerra civil interna acabar. Espero que os homens de bem desta terra devenestrem este pseudoditadores enrustidos e os coloquem em seu devido lugar: Prisão perpétua por crimes contra a humanidade e crimes de lesa-Pátria. Junte-se a nós, o futuro do brasil está em nossas mãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So falta vc citar os glingos os smurfs os marcianos os sete anoes o tio patinas etc... ta bebendo pinga barata e comendo muita mortadela mofada ein cidadao. Ass: matheus

      Excluir
    2. Prisão perpétua é pouco, isso ai é crime contra a pátria, conspiração, traição.
      Deviam mesmo é serem fuzilados, repito FUZILADOS....

      Excluir
  6. Michel, só gostaria de ressaltar alguns pontos sobre a parte em que você falou algumas verdades sobre as forças armadas.

    "Será que o povo sabe que o as festas das Forças Armadas são regadas à champagne importado, enquanto em muitos quarteis os soldados são dispensando do seus serviços por não ter rancho?"
    Festas para oficiais, Michel. E somente dos intermediários (capitães) pra cima. São esses mesmos sanguessugas que, desculpe o termo, cagam e andam para a tropa. E não só festas, diga-se de passagem. Enquanto sobram PNR's pros oficias, tem graduado (Sgt's e St's)passando fome com a família e tendo que morar perto de favelas por não conseguir PNR e pelo altíssimo preço dos aluguéis.

    "[...]à exceção do Exército Brasileiro, não são comprometidas[...]"
    Por que esse à exceção?

    Sobre Lula e Dilma, bem... O número de baixas só aumenta, ano a ano, nos quartéis. O governo anterior derrubou os militares (MP2.215-10 de 2001), mas o governo petista nada fez para ajudá-los. O preconceito inicial é normal, mas se a situação tivesse melhorado, ele teria diminuído. E esse aumento de 30% é um engodo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixei claro no texto que os militares não transparentes. Quando falei da à exceção do EB, foi no sentido que eles são os que mais fazem para a defesa do Brasil com muito pouco. Não preciso mencionar que o EB tem o menor investimento das 3 Forças.

      No mais, muitíssimo obrigado pelo apoio dos senhores.

      Excluir
  7. Caro Michel

    Parabéns, acertou no alvo, o bom combate são verdadeiros só para os bons soldados, e, esse combate também se estende aos civis. Tô contigo e não abro! Pela Pátria TUDO!

    ResponderExcluir
  8. Post espetacular. Falou tudo aquilo que muita gente pensa em relaçao ao comando das forças armadas.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o post. Em relação essas compras de armamentos que as Forças Armadas compram existe muitos interesses obscuros por partes dos militares.
    Eu já ouvi muitas denúncias anônimas afirmando que oficias das Forças Armadas de altas patentes recebem agrados gordos das indústrias bélicas americanas...



    Assinado Hugo Araújo...

    ResponderExcluir
  10. Bom realmente os comentários do Michel no texto foram em sua maioria quase que inquestionáveis, agora não vamos esquecer que existe algo real na reportagem que criticou, a questão dos caças para o Brasil se tornou uma novela e das bem irritantes haha, vamos pensar 15 anos é o Brasil ainda não resolveu a questão? E o 3° chefe de estado diferente a 3a no caso, ano q vem pode ter o 4 apesar q acho muito pouco provável que a Dilma perca... mais é uma enrolação realmente que faz com que qualquer escritor possa querer aproveitar o caso para meter o malho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que muito ‘novato’ não sabe é que a FAB quer comprar caças novos desde 1991 com o chamado Programa F-X BR. Na ocasião os concorrentes eram o F/A-18C/D, MiG-29SE, F-16 A/B, Mirage 2000C e Mirage 2000-5, depois entraram na concorrência o Su-27SK. Depois em 1998 os americanos mudaram a proposta e ofereceram o F-16C/D-50/52 e o F/A-18E/F e no mesmo ano os russos ofereceram o Su-30KI e o MiG-29SMT. Em 1999, os suecos ofereceram o JAS-39C , os francês o Mirage 2000-5 Mk 2. Já no ano de 2000 os russos ofereceram o Su-35. Ainda bem que não compramos nenhum caça até agora, economizamos dinheiro.

      Excluir
    2. Cara vamos ser realistas 17 anos e não ter uma decisão é ridículo para um país que diz que será um país do futuro, isso mostra o que o Brasil é o mesmo de sempre com pouco mais de dinheiro no bolso. Economiza para que, para gastar com copa do mundo? Pô grande economia. O que vc falou sobre etapas qualquer um que saiba ler e escrever essa informação não tem rigorosamente nada de novo.

      Excluir
    3. Ás economias feitas nesse país q vc gosta de elogiar com defesa foram gastos aonde em bolsas famílias para mulheres terem cada vez mais filhos e não precisarem trabalhar como muitas fazem? Foi gasto com o que com copa do mundo o pão e circo do povão? Foi gasto com o que com auxilio para presidiários que são maiores que salário minimo? Vem sendo gasto com o que com adolescentes vagabundos de 15, 16, 17 anos em febem que não podem responder como homens, mesmo matando e roubando como tais? Vem sendo gasto com o que me diga então? Muito se falam diminuiu a fome, a miséria, também em um país com tantos recursos que dificuldade tem em alimentar a própria população? O aumento de qualidade de vida da população em possuir itens como: computador, celular, TV por assinatura etc... se deve a concorrência de mercado ter chego há um nível que estimula baixos preços, a economia com defesa q vc tanto acha sensata só serviu para desvios de dinheiro e gastos com coisas populistas unicamente para votos isso só não vê quem não quer ou não tenha capacidade intelectual de entender. Basta se observar o medíocre índice de desenvolvimento humano do Brasil, o 85° lugar precisa mais argumento do que isso?

      Excluir
    4. Depois da série de fatos incontestáveis que apresentei sobre a realidade brasileira quem foi o muito novato na história?

      Excluir
    5. Quem disse que as concorrência não tiveram definições? Eu comemoro o foto de não termos conseguido comprar caças desde 1991, haja vista que esses caças não nos fizeram falta até hoje. Sem contar que as concorrências anteriores não iriam contribuir em nada para a nação.

      O que a economia brasileira tem a ver com o descaso com as Forças Armadas? Uma coisa não tem nada a ver com a outra. As melhores economias da Europa diminuíram os gastos militares no menor sinal de crise econômica, quem alimentou a máquina de guerra, como a Grécia quebrou.

      Eu não irei debater as políticas sociais do governo brasileiro, mas até a ONU diz que os programas sociais do governo ajudaram a reduzir os índices de pobreza. E o dinheiro que Brasil “da” para a população carente é injetado na economia. Isso chama-se distribuição de renda.

      Quer dizer que o filho de um presidiário não merece atenção do estado? Procure pesquisar sobre o auxílio reclusão, pois você não deve saber que é um beneficio temporário.

      Eu não te chamei de novato, cidadão. Eu dei a informação que o Brasil quer comprar caças há 22 anos, coisa que dificilmente é lembrado. Muita gente acha que foi no governo o FHC que o Brasil quis comprar caças novos, mas isso vem desde o governo do Collor. Tem muito novato, como muitos sites e blogs que se dizem especializado em defesa que desconhecem isso.

      Em tempo, você não deu um fato incontatáveis se quer. O máximo que você dar margem para discussão. Mas eu não irei debater isso e esse post não é o lugar.

      Excluir
  11. Quando falei 15 eu quis dizer 17, mais enquanto o Brasil não resolve a questão do caça, a Venezuela já tem até duas baterias de S-300
    http://favclub.powweb.com/blog/2013/04/11/rusia-ha-entregado-a-venezuela-dos-grupos-de-misiles-s-300vm/

    Se era para o Brasil esperar 17 anos para talvez em breve quem sabe ter repasse de tecnologia, não era mais fácil ter desenvolvido tecnologia local para desenvolver um grande caça? Será que o Brasil em quase duas décadas não tem capacidade de desenvolver um caça pelo menos tipo um dos possíveis novos caças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desenvolver um caça moderno? O Brasil não pode investir US$ 10 bilhões em um caça moderno, isso seria burrice e loucura. Ademais, não temos know-how para fazer isso na presente dada. O Brasil é extramente capaz, mas me diga qual empresa tem capacidade de iniciar um grande projeto desse tipo? Desenvolver um caça com base na tecnologia, tal como a SAAB faz e a Embraer faz, é muito fácil, não?

      Excluir
  12. Mais se 10 bilhões de dólares não poderiam ser gastos ao longo de quase duas décadas que merda de país e esse então? Eu não falei em gastar do dia para noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da próxima vez que você ousar a falar do Brasil de forma grosseira, você nunca mais comentará nesse blog, me entendeu?

      A economia Brasileira vem em uma crescente nos últimos 10 anos, antes o Brasil não poderia se dar o luxo de gastar dinheiro em um projeto desses.

      A Rússia que é a Rússia não está construindo seu caça de 5ª geração somente com seus recursos, os indianos estão bancando o projeto também. Hoje em dia, grandes desenvolvimentos militares necessitam de parceiras, os exemplos temos aos montes.

      Não pense que construir um caça é coisa fácil e que é necessário dinheiro. Não temos experiência alguma na fabricação de aeronaves desse tipo. Temos que ir com calma. O projeto do Brasil é adquirir tecnologia estrangeira para construir seu futuro caça, você ainda não percebeu isso.?

      Excluir
  13. Quando se quer desenvolver algo e não se possui localmente, contrata especialistas estrangeiros, como o Emirados Árabes Unidos vem fazendo para á industria bélica local deles, pode ser pequena por enquanto ainda, mais também começou á pouco tempoe, o que tudo indica que será futuramente uma vasta industria local. Duvido que quando eles queiram produzir caças de ponta e puxarem do bolso se não aparecerá especialistas, russos, americanos etc.. para ajudarem eles, no mundo não existe país A ou B existe dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem disse que o Emirados dos Árabes tem uma indústria bélica local?

      Até aonde eu sei, os Emirados dos Árabes contrata as empresas para construir algumas armas e abre uma joint-venture para fabricá-las. Mas isso é mais caro, não tem repasse de tecnologia e a propriedade intelectual é dos estrangeiro. O que você falou não tem nexo.

      Lógico que vai aparecer empresas interessadas em construir um caça para os emeritas caso eles paguem bem, mas por exemplo: Eles escolhem o consórcio europeu Eurofighter para construir seu caça, mas anos depois, eles entram em guerra com um país da OTAN, você acha que os europeus iriam manter o fornecimento? Pagar para construção de caças é burrice, é melhor investir o dinheiro em um projeto promissor com outras nações e ir aprendendo e desenvolvendo o caça junto.

      Excluir
    2. Seguindo o que outro anonymous disse, acho MM que EAU em alguns casos tem sim o direito intelectual e repasse de teconlogia. Ele exporta como NIMR até para Libia e Argélia e tem tentado vender Vans. Eles nunca vão ser uma potência ou perto disso no ramo, mas acho que alguns seguimentos para os países árabes/africanos, eles em consórcio com a Jordânia vão ganhar alguns contratos.

      Excluir
    3. Só pra constar: Esse veículo que você mencionou é fabricado por uma subsidiária da empresa russa GAZ. Você sabe o que faz uma subsidiária, né?

      Excluir
    4. Sim, mas pelos informes deles a fabricação da Gaz não é diferente da IVECO até em direitos intelectuais da licença. Mesmo em outros setores como o satélite deles parte crítica é feita pela Siemens Dubai. O míssil anti-navio é com uma firma italiana, o UAV tem recheio israelense (vindo da alemanha) e por aí vai; pelo tamanho deles e mercado, a fórmula para não ser um rombo no orçamento é essa mesma.

      Agora produtos caros militares, tudo que leio de lá, é sempre compra de prateleira.

      Excluir
    5. Subsidiárias não detém a propriedade intelectual de nada. Veja o caso da Suécia, perdeu a intelectual de várias armas quando a BAE comprou a Hägglunds AB e a Bofors.

      Excluir
  14. E sobre essa questão dos 10 bilhões de dólares o Brasil não poder gastar, engraçado o dinheiro do Brasil serve para que então? O Catar com um PIB muito menor entre julho do ano passado e início desse ano fez encomendas no valor de 20 bilhões de dólares para defesa, engraçado o Catar segundo dizem é fantoche agora com 11 baterias de Patriots e 2 bateiras de THAAD para defenderem apenas 11 mil km², e o Brasil é soberano não possuindo se quer um míssil de médio alcance para 8, 5 milhões de km²? Acho engraçado a mentalidade de nacionalistas ás vezes sabe, não conseguem enxergar o próprio país em que se vive, e acha que o país caminha bem pô imagina rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dinheiro do Brasil serve para melhorias para a nação as Forças Armadas podem esperar um pouco, ainda mais que o rearme está em curso.

      Agora raciocina: O Brasil tem US$ 10 bilhões reservado para a aquisição de novos caças, com esse dinheiro podemos comprar 126 com transferência de tecnologia, o que credenciaria a nossa indústria a desenvolver um caça de 5ª geração. Fazer isso é muito mais interessa, pois iriamos se apossar da tecnologia estrangeira pagando relativamente pouco, do que fazer como a França que gastou €39.6 bilhões no projeto Rafale.

      Comparar o Catar com o Brasil só pode ser piada? O Catar tem que exportar munição da Europa, cidadão.

      Enquanto o Catar compra os mais fracos sistemas de defesa antiaéreas do ocidente, as empresas brasileiras negociam o desenvolvimento de mísseis antiaéreos de curto e médio alcance com os sul-africanos e russos.

      Eu acho engraçado a sua incapacidade de raciocinar.

      Em tempo, comparar o Brasil com um país que está situado em uma das regiões mais voláteis do mundo, região essa que vivencia uma guerra em ciclos de menos de 10 anos é o cúmulo do ridículo. Compara o Brasil com nações neutras.

      Excluir
    2. O Catar gastou 20 bilhões em 11 baterias de Patriots e 2 baterias de THAAD!
      para que? para se defender de quem? qual a grande potencia dotada de misseis intercontinentais e de cruzeiro que ameaça o Catar?. Alias se tal inimigo realmente existir essas baterias não farão a minima diferença pois um país minusculo como o Catar pode ser invadido por terra ou estrangulado por um bloqueio econômico.
      nem sempre portar uma arma de traz segurança, o único ganhador disso tudo é o País que vendeu as tais armas.
      Michel excelente post concordo 100% com tudo que vc disse e a cada dia que passa me torno mais ainda seu fã.

      Excluir
    3. Só pra lembrar, a defesa aérea israelense sofreu para se defender dos mísseis “cegos” iraquianos na Guerra do Golfo. As defesas antiaéreas de Israel estavam armadas com que arma? O Patriot.

      Daniel, o Catar, país que outrem estima e trata com exemplo, gastou US$ 10 bilhões em sistemas de defesa antiaérea para defender os interesses americanos e para ser a primeira linha defesa da Arábia Saudita em caso de ataque iraniano. Trocando em miúdos, essas armas não são para defender o povo catari. Pelo que eu sei o trabalho primário das Forças Armadas, seja de qual país for, é defender a nação. Mas vemos que as Forças Armadas Cataris mais é um braço armado dos EUA, Arábia Saudita, Jordânia...

      Excluir
    4. Daniel desde quando tamanho de país tem haver com capacidade de defesa? A Rússia contra a Georgia na Ossetia do Sul uma área minuscula de 3,6 mil km², perdeu 7 aviões de combate em 5 dias, perdeu 3 tanques e mais de 100 soldados entre mortos e feridos, olhe e compare com ás perdas dos EUA no Iraque de mais de 400 mil km², e vai dizer que a Georgia era melhor que o Iraque de 2003 ou pelo menos tão melhor? Israel ná déc de 60 atropeloy vários países árabes, e não foi capaz em 2006 de tomar o pequeno sul do Líbano de 5,5 mil km² apenas e fracassou pouco depois em tomar a micro faixa de Gaza de apenas 360km², desde quando tamanho territorial tem haver com capacidade de defesa? Esse argumento seu é o mais fora da realidade possível militar. Diga-se de passagem sabia que os EUA quando invadiu Granada um paiseco de 344 km² apenas, sofre mais baixas do que invadindo Iraque e Afeganistão países mais de mil vezes maior sabia disso? Pesquisa mais antes de olhar país por tamanho.

      Excluir
    5. Que melhorias para a nação o Brasil teve Michel? Seu comentário, eu não falei nada de mal cotnra o Brasil falei a pura verdade, seu patriotismo é cego, e ve se toma vergonha na cara e para de censurar respostas contra seus argumentos, ameaçando qualquer coisinha de não postarem, se ninguém postar seu blog servirá para que para passar seu tempo e mais nada? O Brasil o que tem de bom nesse país, apresente fatos, o 85° lugar em IDH é um fato, seus argumentos não são fatos se baseiam no sonho do nacionalista de achar que o país dele é fantastico e mais nada!

      Excluir
    6. Discordo totalmente. Eu comecei a estudar da Guerra da Geórgia de 2008 muito menos dela estourar. Os russos dizem que perderam 4 aeronaves e se eu me lembro eles afirmam que as 4 aeronaves foram perdidas devido a falhas mecânicas. Mas vamos supor que você os georgianos abateram essas 4 aeronaves. Isso é perfeitamente aceitável pois a Geórgia tinha muitas baterias antiaéreas da extinta URSS e tinha comprando antes da guerra alguns sistemas atualizados da Ucrânia. A Rússia perdeu 64 homens e muitos desses soldados foram encurralados em Tskhinvali, enquanto a artilharia georgiana despesava sua artilharia na cidade. As baixas russas foram irrelevante se levarmos em conta que muito do material bélico usado pelos russos eram desatualizados e mais de 70% das Forças Russas era formada de conscritos. Já a Geórgia tinha um Exército bem mais atualizado e profissional. Quase todas as baixas russas aconteceram no primeiro estágio da guerra, quando as Forças Georgianas pintavam e bordavam.

      Excluir
    7. Você usou o termo merda, não? Então, aqui não é lugar para você escrever termos chulos. Se você não percebeu o blog é de alto nível.

      Meu patriotismo é cego? É, todo patriota é taxado de cego. Eu seria cego se defendesse partidos, mas não, eu defendo as coisas boas da nação.

      Eu não estou censurando ninguém, apenas exerço o meu direito de deletar qualquer post seu que contenha palavrões, ainda mais palavrões contra a nação.

      Eu preciso da opinião daqueles que tem uma visão limitada de geopolítica. A minha opinião já está formada. O deixo vocês fazerem comentários para vocês mesmo interagirem comigo. Eu não preciso que você comente as notícias e não preciso da visita de alguém que promove picuinha. Eu tenho milhares de visitantes por dia, isso é o que importar.

      O Brasil é sim o 85º colocado no ranking de IDH, no grupo dos países com IDH ELEVADO. Você sabia disso? O Brasil tem 445 municípios com IDH elevado, você sabia disso? Você pediu fatos, aí está o fato de que você não conhece o seu país.

      Procure pesquisar a história dos maiores nacionalistas do mundo, você verá que eles nunca estava contentes com o presente e quando os nacionalistas não governo, eles adoram meter o malho nos governos.

      Em tempo, essa discussão se encerra por aqui, porque aqui. O GOOGLE me reserva cerca de 55 comentários por post e comentários que não tem nada ver com os post podem atrapalhar a discussão.

      Excluir
    8. Comentando o post lá de cima, o tamanho do país tem tudo a ver sim. destas guerras que vc citou quem foi os vencedores no final?
      Pequenos países apesar da coragem de seus combatentes podem até vencer batalhas mas nunca vencerão uma guerra contra uma potencia.

      Excluir
    9. Quanto as guerras movidas por Israel esse país nunca lutou sozinho,primeiro teve apoio da Europa cheia de culpa pelo "holocausto", depois o grande irmão veio ao seu auxilio.
      Nenhum país do mundo tem o apoio total e irrestrito que israel tem dos USA,e assim ficou fácil ganhar dos Árabes.

      Excluir
  15. Informante, demais o post!

    Parabéns pelo ótimo blog!

    Jimmy
    abs

    ResponderExcluir
  16. Dá nojo mesmo! O Michel expos até de forma educada. IstoÉ, Veja.. a grande mídia em geral.. uns argumentos mais ridículos que os outros.. É uma censura dos dois lados! Os orgãos públicos que não respeitam a lei da informação e a imprensa confundindo o sentido de "liberdade" de informação.. publicando qualquer estrume, e o povo alienado culturamente por séculos que é... aceita de bom grado.. Salve Jorge!!..

    A Presidente tem parcela nisto! Já deveria ter trocado os oficiais do fx-2. Tira a comissão da verdade( que a verdade não vai ajudar em nada!), e afasta os oficiais corruptos que aí vai ficar "elas-por-elas". E o Brasil com ORDEM E PROGRESSO.

    ResponderExcluir
  17. Uma resposta a todos os participantes do debate
    Vamos parar pensar esse fortalecimento da América Latina é fajuto e ilusório, o dia que os EUA vim mostrar quem manda acabou essa de Brasil crescer, Venezuela socialista e blá blá blá todo que se ouve por ai. Quem aqui acha que o Brasil aguentaria um mês de guerra com os EUA?E os EUA ainda não viria sozinho viria Inglaterra e seus proterados e a França também viria, o Brasil não tem condições de defender todas suas capitais costeiras de uma invasão simultânea, poderia ser invadido por várias fronteiras, como Guiana, Guiana Francesa,, Suriname, Paraguai, Colômbia e mais alguns que dúvido que diriam não aos poderosos EUA, frança e Inglaterra. O Brasil é muito rico, só a amazônia vale 34 trilhões de dólares, fora pré-sal, todos os alimentos, toda água, ás riquezas do Brasil e o Petróleo da Venezuela será tomado na marra o mundo sempre foi, é e sempre será a lei do mais forte, então não adianta sonhar se conseuir alguns caças daqui, alguns sistemas SAM dali de um jeito ou de outro será destruído essa é a verdade, por isso também existe esse certo descaso comn defesa,eles sabem que é questão de tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, vamos deixar essas prospecções fora do blog. Aqui falamos de fatos, essas suposições não corresponde com o que prego.

      Excluir
  18. Os comentários sobre os Emirados árabes não estarem adquirindo conhecimento do que vem sendo produzidos dentro do território deles por empresas estrangeiras trabalhando para empresas do Emirados Árabes e mesmo assim os Emirados ficarem sem conhecimento de como produzir se um dia romper contrato é no mínimo ingênuo. Forma de adquirir conhecimento se adquiri desde de espionagem até suborno. Ás autoridades dos Emirados tanto podem estar vigiando com seu serviço secreto como podem ter subornado, contratos são meros papeis assinados que não querem dizer muita coisa no dia a dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não irei entrar nessa seara, mas fato é que os emeritas não tem uma indústria bélica, não possuem tecnologia e não fabricam armas que poderiam mudar o rumo de uma guerra.

      Em tempo, você está supondo demais e dado fatos de menos.

      Excluir
    2. O que você precisa entender é uma coisa: Essa história de transferência de tecnologia é relativamente nova. Você não pode supor que os os árabes querem tecnologia alheia, pois não é verdade. Os árabes mandam construir armas em seu país para gerar emprego, tão somente para isso. Todos nós sabemos que os líderes do Catar, Kawait e Emirados dos Árabes não são inteligentes, apenas gostam de ter dinheiro para esbanjar. Ademais, nem sei porque eu estou debatendo esse assunto com você, o EAU não existe para o mundo bélico.

      Excluir
  19. Michel,

    gostaria de saber por que descartaram tão rapidamente os russos... Lembro que uns anos atrás, quando Medvedev era presidente, ele disse que a rússia não se opunha a transferir a tecnologia dos SU-37. É um avião fantástico, por que foi descartado tão cedo?

    Você disse num determinado momento: "Boeing e a Lockheed Martin utilizam peças chinesas em suas aeronaves, reduzindo assim a qualidade"

    Acho que já chegou a hora de separar o joio do trigo. Esta alcunha de xingling, que tudo da china é barato e de baixa qualidade, serve mesmo pro varejo, para as quinquilharias. A china, quando for do seu interresse, pode caprichar tanto quanto um alemão. É tudo questão de interesse. não creio que ela use peças fajutas no seu material bélico. também não creio que Boeing e a Lockheed comprariam peças "xingling" para seus aviões... seria insensato, não acha?

    belo post.

    Um abraço.

    Kazan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não descartamos tão rapidamente os russos. Os russos tiveram 2 anos para apresentar uma proposta boa para o Brasil e não o fizeram. Jamais tocaram no tema transferência de tecnologia e só foram falar em transferência de tecnologia mais de um ano depois da eliminação na concorrência. Aliás, os russos estavam na briga desde 1991, quando a FAB emitiu o seu primeiro RFI depois da redemocratização.

      O ex-presidente russo Dmitry Medvedev jamais falou em transferência de tecnologia para o Brasil. E o Sukhoi Su-37 nunca existiu. Trata-se de um caça demonstrador de tecnologia.

      Sem querer intimidar, mas já intimidando. O dia que você discordar de uma informação minha, você o faça com fontes. Se você fosse leitor assíduo do blog, saberia que empresas americanas, incluindo Boeing, Lockheed Martin e GE usaram peças chinesas em seus produtos. Quer dizer que o Pentágono avalia um F-35, por exemplo, para ser o seu caça, afinal tem equipamentos e peças de qualidade, mas a Lockheed Martin utiliza peças chinesas que compromete o desempenho da aeronave? No caso das aeronaves é muito pior, pois usaram chips chineses. Não entrarei na seara da qualidade, mas a China está longe de fabricar chips para caças da qualidade dos americanos. Olha os americanos falando um pouco do tema:
      http://www.publicintegrity.org/2011/11/07/7323/counterfeit-chips-plague-pentagon-weapons-systems

      Se preferir um texto do blog:
      http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2011/11/avioes-e-helicopteros-americanos-com.html

      Excluir