Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

domingo, 19 de maio de 2013

Rússia torna a oferecer o Su-35 ao Brasil

Em entrevista a agência noticiosa russa RIA Novosti, Seguei Ladigin, chefe da delegação russa SITDEF 2013, disse que a Rosoboronexport ofereceu ao Brasil sistemas antiaéreos Pantsir-S1, bem como caças Su-35.

O Su-35 foi oferecido à margem da concorrência brasileira para aquisição de 36 caças modernos para Força Aérea.

Ladigin disse seu país está disposto a repassar toda a tecnologia de produção do Su-35.

"Apesar do fato da Rússia ter sido eliminada da concorrência, no entanto, em paralelo fizemos uma oferta com complexos Pantsir e Su-35 para a parte brasileira que está considerando nossa oferta", disse Ladigin.

Sobre a transferência de tecnologia do caça, Ladigin disse: "Estamos prontos para transferir 100% da tecnologia dos caças Su-35 até mesmo elementos de tecnologia de caças de 5ª geração".

Nunca é demais lembrar que a Rússia foi eliminada da concorrência por nunca ter tocado no assunto transferência de tecnologia.

55 comentários:

  1. Seria um sonho realizado... e tal como um sonho, difícil de ser concretizado.

    ResponderExcluir
  2. Entre o Su-35 e os atuais da concorrência do FX-2, qual é o melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Rafale é superior a todos análogos, inclusive superior ao Typhoon. Somente o Su-35 pode um dia ser superior ao Rafale, mas vai demandar um certo tempo. Se não leu, leia:
      http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2012/08/o-informante-acaba-com-os-mitos-da.html

      Excluir
    2. Michel, na sua opiniao como é que o su-35 se tornará superior ao rafale, segundo o que diz? Voçê acha o rafale melhor que o typhoon por causa do radar novo e melhor capacidade ar-terra.

      Excluir
    3. Para o Su-35 chegar a ser comparado ao Rafale, o primeiro tem que ter um radar AESA do nível do RBE2-AA que é fabricado pela maior empresa no que tange a componentes eletrônicos militares do mundo, a Thales, e um motor confiável como o Snecma M88. Isso só cima, nem vou entrar no assunto data-link e outros componentes.

      Eu acho o Rafale melhor que o Typhoon por ser mais manobrável, por ter radar AESA, por ter um motor mais potente, por ter alcance maior...

      Excluir
    4. Eles podem fazer isso se puserem o radar e componentes electrónicos do pak fa e tb os mesmos motores. ja pensei nessa hipótese.

      Excluir
    5. Eu achava que, por ter uma gigante extensão territorial, os caças russos teriam bom alcance... Mas, segundo Michel, parece que o rafale é melhor nisso.. Uma pena.

      Excluir
    6. O Su-35 tem uma excelente autonomia, a maior de todas, mas os Rafales baseados em Anapolis podem atingir qualquer ponto do Brasil.

      Excluir
  3. Se o governo escolher o SU, perde o que resta de credibilidade.


    Demora ANOS para chegar numa Shor-List, demora ANOS para escolher um caça dessa lista e depois, cancela e escolhe um que foi eliminado no começo?

    Nada contra o Su.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma meia verdade. Mas o governo brasileiro só perderia a credibilidade se não colocasse a proposta russa na mesma e desse a oportunidade para todos os envolvidos na concorrência melhorarem suas propostas.

      Excluir
  4. Sei lá em, o SU 35 é um puto caça, mais o eu acredito que devereiamos ficar com rafale mesmo, afinal os franceses são confiaveis, e se eles prometem ele cumprem, seria um pesadelo caso eles escolhecem o F-18 ou o Gripen NG, de qualquer forma nao confio em russos, eles nao são muito diferente dos americanos na minha opinião !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baseado em que os franceses são confiáveis?? E por que os russos não seriam??

      Excluir
    2. Os franceses são fornecedores de armas para o Brasil de longa data e nos venderam um caça de ponta quando os EUA não queriam. Já os russos não são confiáveis, veja as mancadas que eles deram com a Índia e veja o que ele fizeram com o Irã, que era um aliado, no caso dos S-300.

      Excluir
  5. SHornet é confiabilidade zero, Gripe só na prancheta até em modelismo são C D ... Z, pela lógica é Rafale pela máquina em si com preço salgado.
    Nesse meio tempo vai ter que vir tampão, ou será Mirages 2000 modernizados ou quem sabe SU 35, agora se cancelar FX-2 tudo é possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou os MiG-29 da Hungria

      Excluir
    2. acho dificil, o brasil continuar com os mirage 2000, eles são apenas 12, e cancelar o fx-2 acho muito dificil a fab grita por caças de ultima geração ! RAFALE é a melhor escolha, SU-35 e um otimo caça talves o melhor dentre estes mas a frança e a melhor escolha !

      Excluir
    3. MiG-29? Esses caças conseguem ser ter menos tecnologias que o Super Tucano. Você só pode estar de brincadeira.

      Excluir
    4. É, tai um avião que não me agrada nem um pouco: Mig29.

      Nunca vi um avião para apanhar tanto em todos os conflitos que se envolveu. Poderiam até trocar o nome dele de "Fulcrum" para Sparrow.

      Brincadeirinha.

      Excluir
  6. Nada impede de termos os dois aviões, 36 aeronaves é só um primeiro lote pois a força aérea necessita de no minimo 120 caças. O Brasil é um país rico com uma economia maior que da Índia que compra armamento quase todo o dia,
    O nosso maior mal é esse complexo de vira-latas que temos, poderíamos contratar agora o fornecimento de 36 rafale e 36 SU-35 com um prazo de entrega de 15 anos que resultaria no desembolso do valor de pouco mais duas aeronaves de cada modelo por ano, valor nada absurdo e que certamente não iria prejudicar as contas públicas nem causar inflação, o que falta é vontade politica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tendência mundial é as Forças Aéreas terem apenas caças de um país somente e de um modelo. Fora países que fabricam caças e a Índia, quantos países possuem dois ou mais vetores e mais: dois vetores de países destintos? (estou falando de Força Aérea moderna e de renome)

      Com todo respeito, mas a Índia não exemplo para o Brasil em nada. Você já viu a posição do Brasil e da Índia no que diz respeito a renda per capta e IDH? A índia precisa ter Forças Armadas poderosas e nem as têm, pois o nível de obsolescência as FAs daquele país é grandessíssimo.

      Excluir
  7. Pelo papo acima nada agrada! Enfim o BRASIL fica igual a porca correndo atrás do rabo e não pega nunca! O BRASIL é um país difícil e continua o mesmo, indeciso, meio-sorrateiro e só decide em cima do laço. Duro mesmo! Para quem não sabe; desde garoto quando escutava os resultados das votações na ONU ficava curioso em saber qual era a posição do BRSIL, e, a frustação ficava na notícia que, não fomos a assembléia e/ou qdo íamos, nos abstivemos. Portanto não mudou nada desde aquela época, pois este já é o 3º governo que não decide nada sobre a compra dos caças. Pelo Amor de DEUS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim? O Brasil jamais deixou de ir em uma Assembléia Geral da ONU. Outra coisa: Não há votações na Assembléia Geral da ONU.

      Excluir
    2. Esse encima do muro do Brasil, mesmo sendo menos ruim do que ás políticas 100% tendenciosas da União Europeia, Canadá entre outros sempre puxando o saco dos EUA em quase tudo, maios a atitude do Brasil também mostram falta de personalidade, ficar em cima do muro como recentemente se absteve de novo na questão da Síria, afinal de contas quem não vota a favor nem contra, está em cima do muro, é como se tivesse vergonha de mostrar opinião, eu até acho que o Brasil é contra essa campanha tendenciosa na questão síria, mais porque ficar em cima do muro? Não pode ir contra o BRICS, mais não quer desagradar os EUA e UE, não é atitude sinceramente e honestamente de quem se diz apto a ser membro de um conselho de segurança da ONU, porque ou vc fica de um lado ou de outro, não é ser nem sempre de um lado nem sempre de outro, mais ficar em cima do muro também não é atitude.

      Excluir
    3. Caro Michel,

      Procure nos alfarrábios qual era o comportamento do BRASIL nos ano 50 e 60 na ONU, e isso sem falar a que país sempre fomos alinhado nas votações. Vc é complicado!

      Excluir
    4. Uma coisa é o Brasil ter uma postura neutra e não usar seu direito de voto no CS para prejudicar um determinado país, outra coisa é você afirmar que o Brasil deixou de mandar representantes em alguma Assembléia da ONU, pois isso jamais existiu. Sim, sou complicado por discorda de tudo que foge da história, dos fatos e dos dados.

      Excluir
    5. Só para confirmar! Não tenho o costume de implantar mentiras e destesto distorções pq de enganações já bastam o que se publica por aí, portanto sei muito bem onde encontrar os fatos de que escrevo. Lembra-se da IV da frota dos EUA? Como sempre vc ganhou! 3 x 2.

      Excluir
    6. A IV Frota não tem um navio de guerra se quer e a US Navy ao invés de crescer, está diminuindo o número de navios. Em tempo, seu exemplo não muda os erros históricos que você cometeu.

      Excluir
    7. Não ter personalidade clara pode ser um aspécto de uma personalidade. E não acho isso de todo mau. O cauteloso morreu de velho. E o obstinado inevitavelmente teve um fim trágico depois de seu ápice.

      Excluir
  8. jhenison vangor vc disse que os franceses são confiáveis, a França é confiável? E muito, Kadafi que o diga, achou que investindo 5 bilhões de euros no banco central francês e financiar campanhas presidenciais na França, teria uma aliança com a França, a França se dizia contra á guerra do Iraque, depois fez parte do pós guerra, vamos ser sinceros tropas de paz são pseudônimos politicamente correto para tropas invasoras,isso só contando os últimos anos, se formos olhar mais para trás, realmente a França é muito confiável, imagina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhenison, a única coisa hoje que faz a França, um parceiro melhor militar que a Rússia, é que ás industrias militares francesas, dependem bem mais de vendas externas do que ás russas, já se a França vem comprando muito pouco para suas forças armadas, pq interesses á parte de governos, a Rússia é muito mais coerente em política externa do que a França. vc não vê a Rússia chegar em um país que não tenha uma boa política externa com eles e dizer oh esse país tem que mudar o governo, o sistema e blá blá blá, já a França adora se meter na política externa de qualquer um quando conveniente ao seu sistema político.

      Excluir
    2. Quem vê você falando assim, até parece que a Rússia não mexe seus pauzinhos nos seus ex-satélites. Mas falemos apenas de caças.

      Excluir
    3. meu amigo, nao me importo com oque aconteceu com kadafi,mas Se for por isso cara ja estamos lascados, o submarino nuclear brasileiro sera feito em parceria com a França e nao estou enganado tem +4 submarinos convencionais que serão construidos em parceria com a França, sem falar do fornecimentos de helicópteros
      de transporte,sem falar que a França apoia a entrada do Brasil no conselho de segurança da ONU e foi o primeiro pais a oferecer 100% de transferência de tecnologia do avião de caça para o nosso pais, não e porque a Russia vendeu umas baterias ant-aereas para o Brasil que a gente tem que comprar tudo deles agora ! e vou acrescentar mais uma coisa aki meu velho Brasil não é Síria !

      Excluir
    4. Se dizer a favor é uma coisa, ser é outra totalmente diferente, então a França dizer que á favor do Brasil entrar não quer dizer que seja a favor, se for assim o Obama disse que era simpático a ideia do Brasil entrar no CS da ONU, e alguém acha que os EUA vai fazer alguma coisa para o Brasil entrar no CS da ONU? Realmente o Brasil não é Síria, o Brasil tem muito mais recursos naturais que a Síria, até mesmo Petróleo tem muito mais, precisa algo mais para dizer quem seja mais cobiçado internacionalmente? A comparação do Kadafi, foi apenas para mostrar o quanto é mercenário os que estão por trás da França, nem disfarçaram em trair, ou acredita que alguém estava preocupado com os milhares de guerrilheiros do CNT e com quem os apoiasse por acaso? Quem trai quem investe do nada 5 bi de euros em um banco central em plena crise francesa, não vai trair quem faz meros quatro submarinos e alguns helicópteros em parceria?

      Excluir
    5. e porque você acha que a a Russia nao fara isso com o Brasil ? ainda mais a Russia que nunca moveu um palito para nos ajudar em nada ? acho que a chances do SU-35 são nulas, apesar de eu preferir ele a inves do F/A-19 super
      hornet e o Grinpen NG !

      Excluir
    6. Atente para a nomenclaturas corretas dos caças. O certo é F/A-18E/F Super Hornet. E eu não diria que as chances do caça russo são nulas, pois o Amorim e o Unger queriam essa caça para a FAB.

      Excluir
    7. Michel, poderia dar o seu top 10 de caças de combate? sem contar o f-22

      Excluir
    8. Na ordem: Rafale, Typhoon, Su-35, Su-30MKI, F/A-18E/F Super Hornet, F-15E Strike Eagle, MiG-31BM, Gripen C/D, Mirage 2000 5 e F-16I (Block 52).

      Excluir
    9. Michel, e o su-30sm? nao deveria estar no lugar do mki? E para ser sincero os caças sao hoje cada vez mais equivalentes, ambos podem ter radares avançados, os melhores misseis e motores, independentemnte do tipo. um rafale pode muito bem vencer um su-35 typhoon, super hornet e vice versa. sao as habilidades do piloto que vao mais contar, e sempre foi assim. Mas sim, até vou concordar com essa lista. E eu até acredito que os russos irão por as tecnologias de radar, sensores e motores no su-35, só se fossem burros é que nao o fariam. o que acha disso michel.

      Excluir
    10. Depois de analisar os dois caças, eu posso afirmar que a aviônica do Su-30MKI é superior a do Su-30SM.

      Não é bem assim, em combates simulados provam que sempre há um caça superior.

      Lógico que eles irão colocar novos motores e radares em seus caças, eles estão a desenvolvê-los ainda.

      Excluir
    11. Ja me esquecia que havera aquela versao mais moderna do mki, o super 30. tera um novo radar (li que poderia ser aesa, maior redução de visibilidade no radar, melhor aviónica e poderá levar o brahmos e novos misseis). essa aí devera ser capaz de igualar ou talvez superar o su-35, a nao ser que o modernizem ao nivel que eu afirmei, o que é bem provavel que irao faze-lo

      Excluir
  9. Uma coisa que me chama atenção nisso, que o país está há 17 ou 18 anos nem lembro agora, nessa de fechar contrato para ter um modelo de caça de ponta, quando conseguir, vai fazer o que com a tecnologia que adquirir, desenvoolver umas dez unidades se muito e deixar parado? Porque nunca desenvolve nada em massa, parece ser claramente um meio cala boca do militares do governo,criam um projeto que chama atenção, enrola, enrola ai depois de muitos e muitos anos fecha, pegaráa ás 36 unidades quando e decidir e depois, vai fazer o que? Deixaram falir o Osorio, deixaram aquele obus de 155mm,não levaram para frente o MSA3.1 e o MSA5.1 os SAMS, alguém leu ou ouviu alguma novidade sobre eles por acaso? Adquiriram menos ASTROS II até do que a Malásia,não vejo nenhuma razão para acreditar que com os aviões será mais do que dizer o mundo eu tenho caça de quinta geração aqui no meu quintal em, puro show na boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso é que foi importante incluir a indústria bélica no PAC. Isso siginifica que equipar as FA promoverá a criação de empregos com pesquisa e desenvolvimento de tecnologia.

      Excluir
  10. Acho que o Brasil tem sido bastante cauteloso na compra desses caças ao não tomar atitudes precipitadas e analizando no tempo que for necessário as ofertas dos concorrentes. Sobretudo quando se trata de defesa e soberania.

    O importante é que, as nossas Forças Armadas agreguem tecnologia e que elas não estejam subordinadas a ainhamentos políticos tanto para produzir quanto para exportar sua produção sem embargos.

    De qualquer forma, dando Rafale ou Sukhoi, tá ótimo!

    ResponderExcluir
  11. O que importa, em qualquer país que seja, é o poder de dissuação. O Brasil pode comprar mil caças de sejam que isto simplesmente não seria ao suficiente...mas bastaria o Brasil explodir uma simples bomba atômica (nem menciono a nuclear) num campo de testes aberto e pronto, queria ver algum outro país fazer planos de batalha contra o Brasil! E por que não? Até o miserável Paquistão, cuja economia é uma piada comparada a do Brasil, possui sua própria bomba atômica...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, o problema não é fazer 'a tal bomba' (acho que faríamos isto de forma rápida, e os países interessados no assunto já o sabem), o problema são os meios para 'entregar' a criança... aí entra o nosso VLS que ainda não está pronto. Acredito, mesmo assim, que também não estamos longe de finalizar este assunto.

      Excluir
  12. Tem um país Arabe vendendo Mirages 2000 (?), ou deixaram de lado a tal venda de + de 80 caças reformados? Se verdadeiro, seria um ótimo tampão p a n FAB.sds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De onde você tirou que um país árabe tem mais de 80 Mirage 2000?

      Excluir
  13. '..ainda sou a favor do Su-35, apesar do mesmo 'ainda', existe projeto p eles terem radar AESA p se tornarem competitivos no mercado externo e superioridade de atake, ñ ter radar AESA. Mas, tem o radar IRBIS e pode atacar 8 alvos diferentes, sem falar na autonômia de +1200km e ser de geração 4++ ..e considerado o melhor caça depois do F(alecsido)22 dos ianks...'

    ResponderExcluir
  14. cara todo mundo sabe que o gripen ng e superior ao su-35

    ResponderExcluir
  15. compra o f22 raptor o melhor caça bombardeiro do mundo invisivel a radar

    ResponderExcluir