Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Observatório Sírio relata que mortos na guerra passam de 100 mil

Um grupo de monitoramento de oposição, que acompanha a crescente guerra civil na Síria, disse na quarta-feira (26) que mais de 100 mil pessoas morreram nos 27 meses de conflito, com as forças pró-governo sofrendo mais baixas do que os rebeldes que buscam a derrubada do presidente Bashar al-Assad, enquanto os civis representam mais de um terço de todas as baixas, a maior categoria individual.

O grupo, o Observatório Sírio de Direitos Humanos, com sede no Reino Unido e que depende de uma rede de ativistas na Síria para obtenção de sua informação, colocou o número total de mortos em 100.191 desde que a revolta síria teve início, em março de 2011. Esse número é bem maior do que a mais recente contagem da ONU, de quase 93 mil, no final de abril, um número extraído por pesquisadores de um pool de 263.055 mortes relatadas, que eliminaram aquelas que carecem de detalhes e realizaram um cruzamento de dados para eliminar os relatos duplicados. O número final era, portanto, conservador, disseram os pesquisadores e a ONU.

Rami Abdul Rahman, fundador do Observatório Sírio, disse em uma entrevista por telefone que seu número (100.191) foi obtido pela soma das contagens diárias que sua organização mantém desde o início do levante.

Essas contagens se baseiam em informação de fontes que incluem os ativistas em solo na Síria, advogados e funcionários de saúde nos hospitais civis e militares, em vez de combatentes, cujas estimativas podem não ser confiáveis.

Ao longo de todo o conflito na Síria, ambos os lados buscam vantagem na propaganda e campanhas na mídia, que figuram de modo proeminente ao lado dos combates físicos.

"Na guerra, ambos os lados mentem", disse Abdul Rahman, citando exemplos de números exagerados de mortos, não corroborados por evidências por parte dos ativistas, e outros casos em que pessoas que morreram de causas naturais foram listadas como mortas em combate.

Seu grupo também disse que ambos os lados provavelmente diminuíram o número relatado de suas próprias baixas.

As estimativas da ONU  e do grupo de oposição oferecem a ressalva de que a verdadeira escala das mortes pode ser muito maior.

"O número de mortos não inclui os mais de 10 mil detidos e desaparecidos dentro das prisões do regime, nem inclui os mais de 2.500 soldados regulares e militantes pró-regime capturados pelos combatentes rebeldes", disse o Observatório Sírio em uma declaração em seu site.

"Nós também estimamos que o número real de baixas nas forças regulares e nas forças rebeldes seja o dobro do número documentado, porque ambos os lados são discretos a respeito das perdas humanas resultantes desses choques", acrescentou a declaração.

Em sua discriminação, o grupo disse que os mortos incluem 36.661 civis, incluindo oito mil mulheres e crianças, 13.539 combatentes rebeldes e 2.015 desertores das forças do governo.

Entre as forças pró-governo, o grupo disse que 25.407 soldados regulares foram mortos juntamente com 17.311 membros das milícias e unidades pró-governo, incluindo alguns listados como informantes do governo.

A guerra atraiu um número desconhecido de combatentes e militantes estrangeiros, incluindo as forças libanesas do Hezbollah. Os números divulgados na quarta-feira disseram que os mortos incluem mais de 2.500 combatentes não identificados e não sírios no lado rebelde, e 169 combatentes do Hezbollah.

Neste ano, Abdul Rahman, que fugiu da Síria 13 anos atrás, disse que sua rede contava com quatro homens dentro da Síria, que ajudavam a relatar e reunir informação de mais de 230 ativistas em solo. Seu grupo tem sede na cidade inglesa de Coventry, nas Midlands, e opera em uma casa de tijolos vermelhos em uma rua residencial.

Um comentário:

  1. Ex-secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger diz que a media norte-americana não está dizendo a verdade sobre a situação atual na Síria.

    "Na imprensa americana é descrito como um conflito entre a democracia e um ditador e ditador que está a matar o seu próprio povo, e nós temos que puni-lo. Mas não é isso que está acontecendo ", disse ele durante um discurso na Escola Ford de Políticas Públicas na Universidade de Michigan.Kissinger diz que a mídia dos EUA mente sobre a Síria". Agora é uma guerra civil entre grupos sectários," Kissinger acrescentou.

    Os comentários de Kissinger vêm como os Estados Unidos tem sido criticado por fomentar a discórdia sectária na Síria e mais ampla no Oriente Médio, por interferir nos assuntos internos das nações e backup de insurgências.Em outra parte em seu discurso de Kissinger ele disse que "o resultado que eu gostaria de ver" na Síria era um país quebrado-up e balcanizada com "mais ou menos regiões autônomas".

    O presidente dos EUA, Barack Obama autorizou o envio de armas para militantes estrangeiros apoiados na Síria, mais escalada do conflito no país árabe.

    A Casa Branca antes acusou o governo sírio de usar armas químicas contra os militantes, uma alegação negada por Damasco.

    As políticas de Obama sobre a Síria foram atacados por alguns políticos norte-americanos.O ex-congressista Ron Paul disse que a administração Obama estava na "escalada" da guerra na Síria, através do envio de armas para os militantes.

    "Hoje nós ouvimos do presidente Obama de que a guerra na Síria será agravada Agora, ele se comprometeu a enviar armas para ajudar os rebeldes. É a escalada, que é uma palavra adequada, porque já estive envolvido por alguns meses. Nós temos vindo a apoiar os rebeldes para, provavelmente, nos últimos dois anos, supostamente por razões humanitárias ", disse ele em um comunicado publicado no YouTube.

    "Mas agora não vai ser uma abordagem muito mais agressiva e vamos enviar armas. Há alguns problemas com isso, o primeiro fora é guerra. A segunda coisa é os presidentes não devem começar a guerra sem a permissão das pessoas através de uma declaração de guerra do Congresso ", argumentou Paulo.

    A agitação na Síria entrou em erupção mais de dois anos e muitas pessoas, incluindo um grande número de soldados sírios e pessoal de segurança, foram mortos no conflito.

    Damasco diz que o conflito está sendo projetada a partir de fora do país, e há relatos de que um número muito grande dos militantes que lutam na Síria são estrangeiros.


    Leia mais: http://www.libertar.in/2013/06/kissinger-diz-que-midia-norte-americana.html#ixzz2XTkKXXR5

    ResponderExcluir