Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Forças governamentais iemenitas avançam rumo a capital do país

Mapa aproximado de quem controla o que no Iêmen;
Verde: Ansar Allah  / Vermelho: Regime de Al-Hadi / Branco: Ansar Al-Sharia / Cinza: Estado Islâmico
As forças do presidente iemenita Abd Rabbuh Mansur Al-Hadi avançaram no últimos dias suficientemente para ficarem cerca de 40 km da capital do país, Sanaa.

Sanaa é ocupada atualmente pela milícia xiita Ansar Allah (Houthis).

As forças governamentais capturaram recentemente a cidade de Nihm, na província de Sanaa, após assaltarem o quartel-general da renegada 312ª Brigada, no início da semana.

O avanço permite que as tropas governamentais cheguem relativamente perto da colina que próxima ao Aeroporto Internacional de Sana'a.

Por falar no Aeroporto Internacional de Sanaa, popular afirmam que os rebeldes xiitas já estão cavando trincheiras e minando a área do aeroporto.

"Estamos agora na estrada para Sanaa", disse eufórico um soldado pró-regime.

"Pedimos aos nossos irmãos, os combatentes do Exército Nacional, serem pacientes. A vitória estará em nossas mãos em breve", afirmou o soldado.

O movimento das forças pró-Al-Hadi mostra que o regime deixou de avançar para as áreas controladas pelo Ansar Al-Sharia (Al-Qaeda da Península Arábica).

Desde que a Arábia Saudita se lançou no Iêmen, sauditas e o regime expulsaram os rebeldes xiitas de 5 províncias do sul do Iêmen.

O avanço do regime tem sido lento em grande parte por causa do terreno montanhoso do Iêmen e porque os Houthis recebem a ajuda de antigos soldados leais ao ex-presidente, Ali Abdullah Saleh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário