Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 12 de maio de 2016

BrahMos: Brasil demonstra interesse pelo míssil de cruzeiro mais veloz do mundo

Um jornal econômico indiano revelou recentemente que países sul-americanos estão interessados no míssil russo-indiano supersônico BrahMos e que nosso país também demonstrara interesse no mesmo.

O BrahMos é um míssil de cruzeiro hipersônico, cujo alcance é de cerca de 300 km. O míssil pode alcance a velocidade de 3,700 km/h.

Concebido no começo dos anos 2000, esse míssil que é considerado o mais rápido do mundo, só é operado pela Índia. O míssil é uma operacional no Exército Indiano desde 2006.

O BrahMos foi concebido pela companhia BrahMos Aerospace Limited, uma joint-venture entre a companhia russa NPO Mashinostroyenia e a organização de pesquisa militar da Índia, a DRDO.

O BrahMos é concebido às bases do míssil russo P-700 Granit, um dos mais temidos do mundo.

Mostraram interesse pelo míssil: Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, além do país africano África do Sul.

O míssil mais mortal dessa categoria chama a atenção por ter sido concebido ao custo de US$ 300 milhões, uma merreca se considerarmos que somente as encomendas para as Forças Armadas Indianas atingiram US$ 5.5 bilhões.

O míssil pode ser utilizado em terra em plataforma móveis, em navios ou em aeronaves. O míssil pode ser utilizado como míssil de cruzeiro convencional e também como míssil anti-navio. Disparado por um navio, por exemplo, o míssil voa a 3 metros da superfície do mar, assim dificulta a sua destruição pelo inimigo.

Apesar da mídia ter se revelado ufanista e ter dado como certo a aquisição desse míssil pelos países citados, as negociações ainda são tímidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário